SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Sindafa-MG solicita apoio da FAEMG para cumprimento de acordos firmados com o governo de MG
sexta-feira, 30/06/23 18:00

Sindafa-MG solicita apoio da FAEMG para cumprimento de acordos firmados com o governo de MG

Sindafa-MG solicita apoio da FAEMG para cumprimento de acordos firmados com o governo de MG
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Moção de Apoio aos fiscais do IMA foi apresentado à FAEMG durante reunião nessa quinta-feira (29/06)

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) apresentou em reunião com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) Moção de Apoio aos fiscais da carreira agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O objetivo do documento, entregue durante reunião na sede da Federação, nessa quinta-feira (29/06), é levar ao conhecimento da entidade a existência de acordos firmados e não cumpridos com a categoria, por parte do governo do Estado de Minas Gerais. Por este motivo, também solicita apoio e intermediação da FAEMG junto à Administração Estadual, para que essa questão seja definitivamente resolvida.

Os pontos até então acordados tratam-se do novo plano de cargos e salários dos servidores do IMA (com impacto financeiro já aprovado desde 2018), assim como da exclusão do fator redutor incidente na gratificação remuneratória Gedima, com pagamento dos valores retroativos desde 2015, ano em que o tratado foi firmado.

A presidente do Sindafa-MG, Priscila Presotti, explanou durante a reunião que, ao longo dos anos, vem ocorrendo uma desvalorização acentuada dos servidores do Instituto. Somado a este triste cenário, o governo de Minas ainda adia incansavelmente há oito anos o cumprimento desses acordos, prejudicando ainda mais esta classe de trabalhadores.

“Pelo fato do Sistema FAEMG unir forças para defender os interesses políticos, econômicos e sociais do setor agropecuário, solicitamos esta intervenção, em busca do reconhecimento de todo o trabalho de vigilância sanitária realizado em Minas Gerais pelos fiscais estaduais”, justifica o apelo.

A vice-presidente do sindicato, Moisa Lasmar, também presente ao encontro, mencionou que esta ausência de valorização financeira, atrelada a uma carreira sem possibilidade real de crescimento ao longo dos anos, tem minado a capacidade de melhor desempenho dos mais competentes servidores.

“O IMA possui um corpo técnico de excelência, sendo considerado um dos melhores órgãos de defesa agropecuária do país. O trabalho é árduo e emocionalmente desgastante. Em contrapartida, os salários estão no ranking nacional das piores remunerações pagas. Precisamos ser ouvidos para entenderem o quanto somos importantes”, observa.

Vale ressaltar que o agronegócio movimenta o Brasil e a sanidade dos produtos, inspecionada pelos fiscais e auditores agropecuários, é o que impede os embargos sanitários, garantindo a continuidade e o crescimento deste mercado.

Também participaram do encontro o assessor parlamentar do Sindafa-MG, Tuco Campos e, representando a FAEMG, o superintendente Técnico, Altino Rodrigues Neto, e o 1º vice-presidente de Secretaria, Weber de Andrade.

Leia a Moção de Apoio na íntegra, a qual consta a tabela nacional de vencimentos básicos iniciais dos fiscais das carreiras agropecuárias em sindafamg.com.br/noticias.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA sexta-feira, 31/05/24 Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA Conferência Nacional de Defesa Agropecuária propõe debater iniciativas de desenvolvimento da agropecuária mineira e ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo