Fiscais agropecuários participam de reunião técnica sobre fiscalização de agrotóxicos
Enfisa e Senagri receberam a colaboração técnica de mais de 100 fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e dirigentes do Sindafa-MG
Os fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários de Minas Gerais participaram do Encontro Nacional sobre Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), realizado de 13 a 15 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte/MG.
O evento se constituiu em diversas reuniões técnicas e intercâmbios de conhecimentos dos fiscais estaduais e federais da carreira agropecuária. Também contou com a participação e contribuição de representantes da cadeia nacional de produção de agrotóxicos.
Segundo a fiscal assistente e diretora de Comunicação do Sindafa-MG (sindicato dos servidores da defesa agropecuária), Fernanda Silveira, a reunião proporcionou um amplo debate entre os profissionais ligados à regulamentação de agrotóxicos no Brasil. “O objetivo desse intercâmbio foi discutir a aplicação das normas legais do setor em todo o território brasileiro”, explicou a dirigente.
O Enfisa é integrante da programação do Seminário Nacional de Insumos Agrícolas (Senagri), sendo um dos eixos temáticos de maior destaque. Nesta edição, o ponto central da discussão foi sobre a utilização de defensivos químicos de alto desempenho no aumento da produção e produtividade agrícola.
Senagri 2023
O Seminário Nacional de Insumos Agrícolas é um evento técnico bienal de abrangência nacional. Ele visa desenvolver atividades para fortalecer o agronegócio brasileiro, por meio de escuta e diálogo com profissionais de diversos setores ligados à produção e comercialização de alimentos de origem agropecuária.
Neste intuito, a participação no Senagri permitiu interação institucional nacional aos mais de 100 fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) presentes à capacitação, observou o fiscal agropecuário e engenheiro-agrônomo, Leonardo Henrique do Carmo.
“Essa troca de experiência entre expositores e espectadores contribuiu com as pautas relacionadas às ações de uso de agrotóxicos, sementes e mudas; identificação de pragas de importância econômica em diversas culturas; além de inovações tecnológicas para a agricultura”, esclareceu o gestor.
Todos esses temas são de relevância para as atividades executadas pelos fiscais agropecuários e assistentes do IMA. Por este motivo, na oportunidade, Leonardo também enalteceu a reconhecida experiência desses fiscais mineiros, que atuam com muita qualidade no estado de Minas Gerais.
O Senagri é promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), com o apoio oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de órgãos federais e estaduais de assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária, como o Instituto Mineiro de Agropecuária.
Mais informações em senagri2023.com.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais