SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Eventos
  4. /
  5. Representante do Sindafa-MG participa de seminário sobre defesa agropecuária no Maranhão
sexta-feira, 16/06/23 08:17

Representante do Sindafa-MG participa de seminário sobre defesa agropecuária no Maranhão

Representante do Sindafa-MG participa de seminário sobre defesa agropecuária no Maranhão
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Fiscal agropecuária contribui com o debate realizado entre as entidades de defesa sanitária

A fiscal agropecuária estadual e médica-veterinária, Lucilla Imbroinise Azeredo, representa a presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Priscila Presotti, e o Estado de Minas Gerais, no seminário “Maranhão na Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”. O evento visa discutir a temática entre especialistas em defesa agropecuária, originários dos governos federal e estaduais.

O “1° Seminário Estadual sobre Defesa Agropecuária” (1° Sedagro) ocorre nos dias 15 e 16 de junho, em São Luis, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema). O evento, promovido pelo Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Maranhão (Sinfa-MA), ainda conta com a participação dos sindicatos das agências de defesa sanitária de mais de dez estados brasileiros.

Como o Estado de Minas Gerais também recebeu o status de zona livre sem vacinação da doença, tendo a sua última etapa de vacinação contra a febre aftosa em novembro de 2022, Lucilla conta que o debate muito contribui com informações e opiniões profissionais acerca dos pontos positivos e negativos desta nova classificação sanitária.

“Tem sido uma experiência de discussão muito proveitosa entre os serviços estaduais de defesa agropecuária, com trocas mútuas entre os estados que estão alcançando ou já alçaram o pleito de zona livre de febre aftosa sem vacinação”, relata a fiscal.

O encontro técnico-científico conta com parceiros importantes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Governo do Estado do Maranhão, Assembleia Legislativa do Maranhão, Conselho Regional de Medicina-Veterinária (CRMV-MA), entre outras entidades.

Na oportunidade, o Sindafa-MG parabeniza o Sinfa-MA e os fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) pela importância e grandiosidade do seminário realizado.

Palestras

O primeiro dia de encontro contou com diversas palestras, entre elas a do presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Dionatan Carvalho; do educador sanitário e médico-veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Clóvis Improta; e de membros do Mapa atuantes no Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) e no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

No segundo dia está previsto uma mesa redonda com a participação de representantes dos sindicatos estaduais de servidores da fiscalização agropecuária de todo o país. Ela será conduzida pela União Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária (Unafa).

A pauta da mesa redonda será sobre negociações coletivas e salarias em prol dos servidores de carreira da categoria, assim como de elaboração de documentos institucionais.

Mais informações do 1° Sedagro em sinfa.org.br.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo