SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários do IMA
  4. /
  5. Em entrevista, fiscal agropecuário explica importância da vacinação contra a brucelose em MG
sexta-feira, 19/05/23 15:00

Em entrevista, fiscal agropecuário explica importância da vacinação contra a brucelose em MG

Em entrevista, fiscal agropecuário explica importância da vacinação contra a brucelose em MG
Foto: Reprodução/TV Integração


Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) supervisionam a vacinação no estado

O fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Escritório Seccional de Divinópolis, André de Paula Rodrigues, concedeu entrevista ao vivo ao programa “MGTV 1ª Edição Centro-Oeste”, da TV Integração (filiada à TV Globo), no dia 28 de abril. A pauta foi sobre a vacinação contra a brucelose em Minas Gerais.

Na ocasião, Rodrigues explicou que a brucelose é uma doença bacteriana, que afeta os mamíferos, principalmente os bovinos e bubalinos, alvos da campanha de vacinação. Os sintomas diretos mais característicos são o aborto e nascimento de bezerros fracos ou mortos. Os indiretos são quedas na produção animal e de leite, o que pode provocar perdas econômicas ao pecuarista.

O médico-veterinário também mencionou que os casos da enfermidade são difíceis de serem identificados, uma vez que são realizados poucos exames nos animais. Por este motivo, a incidência da doença nos rebanhos é baixa, podendo o panorama estar subestimado.

O fiscal agropecuário ainda lembrou que a vacinação contra a brucelose é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre 3 e 8 meses, e pode ser realizada até o dia 30/06. Ela deve ser executada por profissionais cadastrados junto ao IMA, sendo médico-veterinário ou vacinador.

Vale destacar que, mesmo no ano passado Minas Gerais ter alcançado um índice satisfatório de rebanho vacinado, à cima de 80%, o produtor precisa declarar a aplicação da vacina nas bezerras. Ela pode ser efetuada no escritório seccional do IMA mais próximo da propriedade rural até 10/07.

É importante frisar que os fiscais e fiscais assistentes agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária supervisionam todo o processo de vacinação no estado. Para isso, os agentes seguem as diretrizes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Vacinação

O objetivo da vacina é conferir imunidade ao plantel de animais. Por ser uma zoonose, o animal doente pode ser fonte de infecção para o ser humano, o que implica atenção dos sistemas de saúde.

A seguir, assista a entrevista completa:

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Atenção novos fiscais concursados do IMA: conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação sexta-feira, 09/02/24 Atenção novos fiscais concursados do IMA! Conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação Amparado na ...
Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária quinta-feira, 08/02/24 Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária Reunião acontecerá no dia 21/02/24, às 17h30, pelo Google Meet O Sindicato dos Fiscais ...
Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG segunda-feira, 05/02/24 Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG Colegiado emitiu parecer favorável à aprovação do relatório apresentado pela Diretoria Executiva, por unanimidade ...
Converse com o Sindafa
Skip to content