SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscais do IMA apreendem cerca de 12 toneladas de queijo impróprio para consumo em Riachinho-MG
segunda-feira, 24/04/23 14:00

Fiscais do IMA apreendem cerca de 12 toneladas de queijo impróprio para consumo em Riachinho-MG

Fiscais do IMA apreendem cerca de 12 toneladas de queijo impróprio para consumo em Riachinho-MG
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Ação fiscal de defesa agropecuária evitou que ocorresse insegurança alimentar, a qual poderia causar sérios impactos na saúde do consumidor

Os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apreenderam cerca de 12 toneladas de queijo impróprio para o consumo, na última quinta-feira (13/04), em Riachinho, município localizado na região Noroeste de Minas Gerais. A operação iniciou após denúncia recebida pela equipe da Coordenadoria Regional de Unaí do IMA.

Ao chegar ao estabelecimento denunciado, os fiscais encontraram diversas caixas d’água tampadas inadequadamente, no fundo da propriedade, onde os queijos estavam armazenados sem qualquer tipo de higiene. Os alimentos estavam infestados de larvas e moscas, e no local ainda havia ratos e cachorros abandonados, que circulavam próximos aos produtos.

Conforme explicou a fiscal agropecuária e médica-veterinária, Anne Price, presente à ação, enquanto aguardavam a chegada do caminhão para descarte dos queijos, a equipe do IMA identificou outra propriedade com as mesmas características da anterior, que foi abandonada às pressas quando a equipe de fiscalização chegou.

Cabe destacar que os fiscais do IMA também realizaram a apreensão de queijos em carro interceptado pela Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente (Cia MAmb), que tentou fugir da abordagem dos militares. Os alimentos estavam sendo transportados em uma caminhonete sem acondicionamento térmico, rótulo e fora das normas sanitárias, e iriam para Bonfinópolis de Minas, cidade que fica a cerca de 40 km de Riachinho.

O motorista da picape foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil (PC) de Unaí. Na oportunidade, os fiscais do IMA explicaram aos familiares do motorista detido a importância da legalização dos produtos.

Os queijos apreendidos foram destruídos no aterro sanitário de Bonfinópolis de Minas (provenientes da primeira propriedade fiscalizada) e de Unaí (segunda propriedade). Em nenhum dos dois empreendimentos foi encontrado responsáveis.

Na operação fiscal, a equipe da Coordenadoria de Unaí ainda contou com a atuação do fiscal agropecuário e médico-veterinário, Thiago Mesquita, e do fiscal assistente e técnico em agropecuária, Wesley Fernando Ferreira.

Importância da fiscalização

Além de queijos, carnes, café e cachaça, outros alimentos, como pescados, leite, ovos e mel, também passam pela inspeção e fiscalização dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários do IMA.

A ação dos fiscais garante a qualidade do produto alimentício, até que seja entregue ao estabelecimento comercial. Essa procedência pode ser verificada pelo consumidor, por meio do selo de inspeção estampado no rótulo da embalagem, o qual indica que a mercadoria a ser adquirida é segura, pois foram adotadas Boas Práticas de Fabricação (BPF) pelos produtores rurais e agroindustriais.

Essa atividade contribui para a preservação da saúde pública, uma vez que a população tem acesso a itens seguros, o que reduz os riscos de contágio de doenças e intoxicações alimentares.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo