SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Sindafa-MG esclarece detalhes do indicativo de greve
quinta-feira, 23/03/23 17:50

Sindafa-MG esclarece detalhes do indicativo de greve

Sindafa-MG esclarece detalhes do indicativo de greve
Imagem: Divulgação/Sindafa-MG


Movimento será deflagrado a partir das 00h do dia 28 de março de 2023

Na Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida na última sexta-feira (17/03), a categoria dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) aprovou o indicativo de greve, por ampla maioria dos filiados. 

De modo on-line, ao todo, participaram 162 pessoas, sendo que, 133 votaram a favor, e somente duas contra o movimento grevista. Vinte e sete associados se abstiveram do voto.  

Em vista disso, o Sindafa-MG orienta a classe a se manter preparada para a paralisação total das atividades, que ocorrerá a partir das 00h do dia 28 de março de 2023 (terça-feira).

Como de costume, a greve é legítima e o intuito é que seja pacífica, na intenção de que o governo do Estado de Minas Gerais possa receber, ouvir e negociar com os representantes do sindicato. 

A reivindicação dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes com a greve é a extinção do fator redutor da Gedima a 0%. Isso representa um reajuste de 55% em relação ao vencimento básico inicial da categoria dos fiscais.

Vale ressaltar que a publicação do decreto com esta previsão está pendente desde a negociação da greve de 2015. Por este motivo, as autoridades públicas estaduais parecem não valorizar o trabalho de excelência de defesa sanitária agropecuária executado em todo o estado.

Também é válido destacar que a Diretoria Executiva do Sindafa já se reuniu inúmeras vezes com representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do IMA. É sabido por todos que o argumento do governo permanece repetitivo, sempre se justificando pelas vedações do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na prática, a categoria não recebe ganhos salariais reais há anos, nem mesmo o pagamento dos reajustes inflacionários anuais devidos. No entanto, outras classes receberam reajustes além da inflação, como o da Segurança Pública em 2019, momento este no qual o decreto poderia ter sido publicado, e novamente não foi.

Portanto, a greve é a última oportunidade de tentar resolver a questão, com a finalidade de abrir negociação. Agora, a busca é por uma resolução efetiva e definitiva da questão.

Ressalta-se que o sindicato já ajuizou ação para pagamento integral da gratificação Gedima, no ano passado. E, para quem não tem ciência, os fiscais do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), categoria similar aos fiscais do IMA, já recebem a gratificação com o VT zerado, pagos administrativamente, e por decisão da justiça, mesmo com as vedações da LRF, e sem publicação do decreto.

O momento é este. Estejam todos preparados e atentos a todas as orientações. À Luta!

Informações adicionais podem ser acompanhadas em sindafamg.com.br/noticias.  

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Converse com o Sindafa
Skip to content