Destaques IMA 2022: ampliação da oferta de serviços digitais aos produtores rurais
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela defesa sanitária animal e vegetal no estado, tem evoluído muito na prestação de serviços públicos digitais para o cidadão.
Dentre os serviços que recentemente passaram a ser ofertados digitalmente, destacam-se o registro de granjas avícolas e das revendas de agrotóxicos, assim como a certificação de frango caipira.
Contudo, a emissão de nota fiscal e da Guia de Trânsito Animal (GTA), além da notificação de doenças pelo aplicativo do IMA, já são serviços on-line os quais os agropecuaristas já podem solicitar pela internet.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, o intuito é digitalizar todos os serviços possíveis, de modo com que o produtor os requeira do conforto da respectiva propriedade rural.
“Quanto menos o agropecuaristas tiver que ir ao escritório seccional do IMA, ter que se locomover, e perder tempo com papel, é melhor para todo mundo. O intuito é trabalhar em todo o estado para facilitar a vida dele”, exemplifica.
O secretário também menciona sobre o benefício de tanto o pequeno quanto o grande produtor se tecnificar. “O grande tem luz própria, tem mais recursos, consegue se virar melhor. O pequeno precisa mais de ajuda, então, no dia a dia, a gente está preocupado é com isso, ressalta.
Este tema é o quarto da série de publicações produzida pelo Sindafa-MG, sobre as ações de destaques realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em 2022. Dessa forma, veja no vídeo o pronunciamento do secretário de Agricultura sobre os serviços digitais já implantados em MG.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais