Dores do Indaiá promove segundo recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos
Ação teve grande adesão de produtores rurais, que devolveram cerca de 13 mil recipientes e 500 kg de papelão e flexíveis
O segundo recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos de Dores do Indaiá/MG, município pertencente à Coordenadoria Regional de Bom Despacho, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ocorreu na última sexta-feira, 24/02, no Parque de Exposições.
Na ocasião, agricultores da região devolveram os recipientes vazios e tríplices lavados, os quais foram utilizadas na cultura agrícola. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) emitiu o recibo de entrega dos produtos, sem custo, para o produtor estar regular perante os órgãos agropecuários fiscalizadores.
Seguindo as diretrizes da logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas, essa parceria facilita o descarte correto dos produtos residuais para o produtor rural, bem como oferece a oportunidade dele se adequar às normas e legislações do setor.
“Esta ação é muito importante para a proteção do meio ambiente e para o agronegócio, tendo em vista ser obrigatória a devolução dessas embalagens, no período máximo de um ano após a compra”, esclarece o fiscal assistente agropecuário de Minas Gerais e presidente do Conselho Fiscal do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Adauto Nunes de Menezes, presente no evento.
Esta operação é uma realização do Escritório Seccional de Luz do IMA; da Prefeitura de Dores do Indaiá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Meio Ambiente; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG); do Inpev; da Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig); da Cooperativa Mista Agropecuária (Comadi); e do Sindicato dos Produtores Rurais.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais