Sindafa-MG destaca importância do farmacêutico na fiscalização agropecuária
Os farmacêuticos possuem diversas atribuições, que abrangem desde a orientação do uso correto de medicamentos em drogarias, até análises clínico-laboratoriais, saúde pública, alimentos, toxicologia e tantas outras. Devido à importância desses profissionais, é que o Dia do Farmacêutico foi instituído, sendo comemorado nessa sexta-feira, 20 de janeiro.
Os farmacêuticos também desempenham papel essencial na fiscalização agropecuária e, por este motivo, estão entre os profissionais que compõe a carreira dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Os farmacêuticos que atuam nesta especialização são responsáveis pela realização das análises laboratoriais dos materiais suspeitos de doenças, coletados durante a inspeção de produtos alimentícios nas agroindústrias.
Também gerenciam o sistema de gestão da qualidade dos laboratórios do Instituto, conforme os parâmetros da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Portanto, o Sindafa-MG parabeniza todos os farmacêuticos, em especial os do IMA, profissionais estes presentes em todo o ciclo da saúde, desde a prevenção das doenças até o fim do tratamento.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.