SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Sindafa-MG alerta sobre importância do combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos
quarta-feira, 11/01/23 15:28

Sindafa-MG alerta sobre importância do combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos

Sindafa-MG alerta sobre importância do combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos
Foto: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Para marcar o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, celebrado nesta quarta-feira (11/01), o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) alerta sobre a importância de combater o uso indiscriminado desses produtos na agricultura.

Os defensivos químicos causam impactos negativos na qualidade da água, plantas e na saúde humana e animal, que vão desde doenças de curto prazo, até vários tipos de câncer, quando utilizados de maneira exagerada e sem receita agronômica. A prescrição desse documento é obrigatória no Brasil e só pode ser emitida por profissionais agrônomos legalmente habilitados.

Desse modo, a data tem a finalidade de chamar atenção para uma necessária reflexão e conscientização quanto à utilização não controlada dos agrotóxicos. Instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) advertem que esses produtos são tóxicos e nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Cabe esclarecer que esses pesticidas são utilizados largamente na agricultura, principalmente em monoculturas, como forma de conter pragas, eliminar doenças e acabar com plantas invasoras que podem prejudicar o desenvolvimento e produtividade de uma plantação.

Ações fiscais do IMA

Diversas ações são executadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) no estado, para maior controle da utilização dos agrotóxicos. Neste sentido, os fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários verificam se a venda deles foram realizadas mediante apresentação de receita agronômica, bem como a maneira como estão sendo armazenados.

Vale destacar que a inspeção dos fiscais da carreira da agricultura e pecuária é contínua, e prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução dos recipientes desses venenos esvaziados e tríplice lavados. O intuito é evitar a intoxicação humana e a contaminação ambiental.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado terça-feira, 16/07/24 Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, ...
Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira segunda-feira, 15/07/24 Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira Nesta segunda-feira (15/07) é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista. A ocasião destaca o ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Artigo – Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrutis Introdução Recentemente, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos hábitos alimentares ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo