IMA faz alerta para prevenção contra a influenza aviária
Durante muitos anos a influenza aviária se manteve restrita em países da Ásia e da Europa. Porém, em função de aves de rotas migratórias, a doença avançou para a América do Norte e, nas últimas semanas, para a América do Sul, especificamente para o Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
O Brasil há muitos anos realiza trabalho de prevenção e controle da entrada da doença no país. Por essa razão, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) faz este alerta para os avicultores.
Caso verifiquem alguma anomalia nas aves, a orientação é notificar o IMA imediatamente, por meio do site ima.mg.gov.br, para que os fiscais do órgão possam tomar as providências cabíveis. Ressalta-se que Minas Gerais nunca registrou ocorrência de casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1).
A influenza aviária é uma doença viral aguda, transmitida principalmente pelo contato com aves de vida livre contaminadas pelo vírus. Contudo, a transmissão também pode ocorrer pelo contato com materiais infectados, veículos, roupas e calçados.
Assista o vídeo e confira mais informações sobre a enfermidade, por meio do comunicado oficial realizado pela médica-veterinária, fiscal agropecuária e coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Estado, Izabella Hergot.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais