Dia do Extensionista Rural é celebrado na data de criação da Emater-MG
Em Minas Gerais, os extensionistas são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 350 mil produtores rurais
Promover a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, assim como o desenvolvimento sustentável da agropecuária. Essas são duas das principais funções do extensionista rural, que tem o dia celebrado nesta terça-feira, 6 de dezembro, em todo o país.
A escolha da data faz referência à criação da primeira instituição de extensão rural do Brasil, a qual é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Fundada em 1948, a Emater é referência nacional, além de ser considerada a maior empresa pública do setor no Brasil, estando presente em cerca de 800 municípios mineiros, de um total de 853.
O extensionista cumpre importante papel na execução das políticas públicas voltadas ao meio rural. Para isso, está sempre próximo do agricultor para levar conhecimento e apresentar novas tecnologias. Consequentemente, contribui para a qualidade da produção, conservação dos recursos naturais, abertura de novos mercados e segurança alimentar humana e animal.
Cabe destacar que as atividades executadas pelo extensionista rural convergem com as dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Esses são responsáveis pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal, inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e habilitação sanitária das agroindústrias familiares, em todo o estado de Minas Gerais.
O Sindafa-MG, na qualidade de entidade sindical que representa os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários do IMA, homenageia toda a categoria pelo Dia Nacional do Extensionista Rural. Profissional este protagonista na condução da política de agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.
Parabéns, extensionistas rurais!
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais