Sindafa-MG alerta sobre a qualidade de comidas e bebidas para a Copa do Mundo
A Copa do Mundo do Catar, que tem a abertura oficial nesse domingo, às 12h (horário de Brasília/DF), combina com muita festa, torcida, comidas e bebidas.
Pensando nisso, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG) preparou algumas dicas, para que os torcedores possam saborear os comes e bebes, sem risco de contrair doenças ou intoxicações alimentares.
Vale lembrar que os fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) são responsáveis pela inspeção e fiscalização da produção de alguns alimentos e bebidas, para a preservação da saúde pública.
Carnes, embutidos e queijos
As carnes (bovina, suína ou frango) e os embutidos (salames, linguiças e salsichas), assim como os queijos, precisam ostentar o selo de inspeção oficial municipal (SIM), estadual (SIE/IMA) ou federal (SIF) para serem comercializados.
O selo é um indicativo de que as agroindústrias foram verificadas pelos órgãos competentes, e que as carnes e os lácteos não oferecem riscos à saúde, desde que tenham sido transportados e acondicionados de maneira correta até o ponto de venda.
Por isso, é fundamental verificar a presença do selo antes de adquirir esses alimentos, bem como comprá-los de estabelecimentos formais, mediante a emissão de nota ou cupom fiscal. Este documento é a garantia, no caso de reclamação do item na loja, ou órgãos de defesa do consumidor.
Cachaça e aguardente
A cachaça e a aguardente de cana-de-açúcar precisam, obrigatoriamente, apresentar no rótulo o número de registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse registro garante a qualidade e manutenção do sabor dos itens produzidos.
Em Minas, o IMA é o órgão credenciado pelo Mapa a realizar a fiscalização dessas bebidas em âmbito estadual.
Confira os jogos da Seleção Brasileira na 1ª fase do mundial
Grupo G
24/11 – 16h – Brasil x Sérvia
28/11 – 13h – Brasil x Suíça
02/12 – 16h – Camarões x Brasil
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais