Fiscais garantem qualidade da produção dos alimentos que chegam ao supermercado
Na semana em que é celebrado o Dia do Supermercado (12/11), confira a importância do trabalho do IMA
Muitos alimentos produzidos em Minas Gerais, e que são encontrados nos supermercados, como queijos, carnes, cachaça e café, passam pela inspeção e fiscalização dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A ação dos fiscais garante a qualidade do produto final, até que seja entregue ao estabelecimento comercial. Essa procedência pode ser verificada pelo consumidor, por meio do selo de inspeção estampado no rótulo, o qual indica que a mercadoria a ser adquirida é segura, pois foram adotadas Boas Práticas de Fabricação (BPF) pelos produtores rurais e agroindustriais.
As BPF’s fazem parte dos Programas de Autocontrole (PAC), e consistem em implantar cuidados higiênico-sanitários em todos os processos de produção. O objetivo é garantir que os alimentos sejam saudáveis e não tenham contaminação, isto é, possuam valor nutritivo.
Essa atividade contribui para a preservação da saúde pública, uma vez que a população tem acesso a itens seguros, o que reduz os riscos de contágio de doenças e intoxicações alimentares.
Cabe esclarecer que, depois que o alimento é entregue ao ponto de venda, a fiscalização é de competência da equipe da Vigilância Sanitária (Visa) no município.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais