Democracia é implantada com a Proclamação da República
Há exatos 133 anos, em 15 de novembro de 1889, foi decretado a Proclamação da República no Brasil, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que pôs fim ao período imperial no país.
Em razão da quebra desse regime é que houve a ascensão de novas correntes de pensamentos políticos, o que tornou possível a implantação da democracia. Esse marco permitiu aos brasileiros exercerem a plena cidadania, transformando-se em uma grande conquista para a sociedade.
Com isso, o povo brasileiro passou a ter voz e vez, o poder público tornou-se descentralizado, o estado passou a ser laico e o presidencialismo foi adotado como sistema oficial de governo.
Entretanto, ainda há um grande caminho a ser percorrido para que o Brasil seja um país melhor e mais igualitário para todos. Dessa forma, no tocante aos servidores públicos, espera-se que haja maior valorização profissional, pois muito contribuem para o desenvolvimento do país, por meio da execução das políticas públicas.
Dia da Bandeira
Nesse sábado (19/11), também é celebrado o Dia da Bandeira. A data foi instituída logo após a Proclamação da República, uma vez que a bandeira anterior remetia ao período imperial.
A bandeira é um dos principais símbolos pátrios de uma nação. Ela representa o amor, a soberania, valores e lutas de um país.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais