SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Datas celebrativas
  4. /
  5. Democracia é implantada com a Proclamação da República
terça-feira, 15/11/22 10:30

Democracia é implantada com a Proclamação da República

Democracia é implantada com a Proclamação da República
Imagem: Divulgação / Sindafa-MG


Há exatos 133 anos, em 15 de novembro de 1889, foi decretado a Proclamação da República no Brasil, pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que pôs fim ao período imperial no país.

Em razão da quebra desse regime é que houve a ascensão de novas correntes de pensamentos políticos, o que tornou possível a implantação da democracia. Esse marco permitiu aos brasileiros exercerem a plena cidadania, transformando-se em uma grande conquista para a sociedade.

Com isso, o povo brasileiro passou a ter voz e vez, o poder público tornou-se descentralizado, o estado passou a ser laico e o presidencialismo foi adotado como sistema oficial de governo.

Entretanto, ainda há um grande caminho a ser percorrido para que o Brasil seja um país melhor e mais igualitário para todos. Dessa forma, no tocante aos servidores públicos, espera-se que haja maior valorização profissional, pois muito contribuem para o desenvolvimento do país, por meio da execução das políticas públicas.

Dia da Bandeira

Nesse sábado (19/11), também é celebrado o Dia da Bandeira. A data foi instituída logo após a Proclamação da República, uma vez que a bandeira anterior remetia ao período imperial.

A bandeira é um dos principais símbolos pátrios de uma nação. Ela representa o amor, a soberania, valores e lutas de um país.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Converse com o Sindafa
Skip to content