SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Fiscal do IMA concede palestras a produtores rurais e lideranças do Sul de Minas
quinta-feira, 03/11/22 15:15

Fiscal do IMA concede palestras a produtores rurais e lideranças do Sul de Minas

Fiscal do IMA concede palestras a produtores rurais e lideranças do Sul de Minas
Foto: Divulgação / Sindafa


Capacitação em agroindústria foi realizada em parceria com a Emater e prefeituras municipais

A fiscal assistente agropecuária da Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Oliveira, Fernanda Gomes Silveira, concedeu palestras a mais de 50 pessoas, dentre produtores rurais e lideranças, nos municípios de Lavras e Boa Esperança, Região Sul de Minas. O evento em agroindústria ocorreu no dia 29 de setembro (Lavras) e nos dias 20 e 21 de outubro (Boa Esperança).

O intuito destes minicursos foi orientar os produtores quanto à regularização das agroindústrias de pequeno porte, bem como os procedimentos que devem realizar para solicitar o cadastro ou registro de estabelecimento produtor de produtos de origem animal.

Durante a capacitação, Silveira instruiu os participantes quanto ao uso das boas práticas de fabricação na elaboração de alimentos de origem animal; implantação dos Programas de Autocontrole (PAC’s); e a importância da qualidade da água na fabricação de alimentos.

Já a equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) informou sobre os sistemas disponíveis de tratamento utilizados para a água de abastecimento e o destino adequado para águas residuais, bem como mencionou sobre as legalizações fiscal, previdenciária e ambiental de agroindústrias.

“Para garantir as boas práticas de fabricação de alimentos de origem animal é necessária a implantação de cuidados higiênico-sanitários em todos os processos de produção. A inspeção realizada pelo IMA tem por objetivo preservar a saúde pública, ao permitir o consumo de alimentos seguros, diminuindo, assim, os riscos do contágio de zoonoses e de intoxicações alimentares”, explicou Silveira, que também é diretora de Comunicação do Sindafa.

Fernanda ainda complementou que, por sua vez, “os PAC’s são meios que garantem ao órgão fiscalizador a implantação de requisitos básicos, de forma a assegurar a inocuidade, que é a ausência de contaminantes”, esclareceu a fiscal.

Ao longo dos minicursos, os participantes das cidades presentes e consórcios municipais regionais abordaram sobre o serviço de inspeção municipal, o que permitiu ao produtor obter a informação necessária sobre qual serviço de inspeção atende as necessidades de comércio daquela localidade.

O encontro é uma realização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Emater, e apoio das prefeituras municipais.

Boas Práticas de Fabricação

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) fazem parte dos Programas de Autocontrole (PAC), e consistem em implantar cuidados higiênico-sanitários em todos os processos de produção, para garantir que os alimentos não tenham contaminação e sejam saudáveis, ou seja, possuam valor nutritivo.

A não observância das BPF favorece contaminações cruzadas, que ocorrem por meio do contato direto de um alimento com o outro pronto para o consumo, ou, indiretamente, através de superfícies, mãos, utensílios e equipamentos diversos.

Normalmente, essas contaminações podem ser biológicas (presença de microrganismos patogênicos nos alimentos); química (presença de compostos estranhos ou de toxinas produzidas por microrganismos nos alimentos) e/ou física (presença de corpos estranhos aos alimentos).

Vale ressaltar que esses três tipos de contaminação são as principais causas originárias das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s).

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais no perfil @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA sexta-feira, 31/05/24 Membros do Sindafa-MG apresentarão artigos científicos na 8ª CNDA Conferência Nacional de Defesa Agropecuária propõe debater iniciativas de desenvolvimento da agropecuária mineira e ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo