Dia Mundial do Agrônomo: profissional é responsável pela fiscalização de produtos agroalimentares
Garantir o melhor aproveitamento da terra, ao idealizar a plantação, planejar a colheita e pensar na estratégia comercial dos produtos agrícolas. Essa é uma das principais atribuições do graduado em agronomia, celebrado neste 13 de setembro, Dia Mundial do Agrônomo.
A dedicação deste profissional está diretamente relacionada à saúde do homem e dos animais, pelo fato de atuarem no mundo todo em diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio. O melhoramento vegetal e animal, a mecanização na agricultura e a distribuição dos alimentos são alguns desses destaques.
No que tange o setor agroalimentar, os agrônomos exercem o importante papel de fiscais agropecuários. As atividades desempenhadas na área de defesa sanitária são a de inspeção, fiscalização e certificação, além do controle de insumos e análises laboratoriais e dos processos produtivos dos Produtos de Origem Vegetal (POV).
Em âmbito da fiscalização estadual sanitária, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público responsável por assegurar a sanidade dos produtos oriundos do campo. A instituição também atesta a idoneidade dos serviços utilizados na agropecuária e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos alimentos destinados aos consumidores finais.
Toda essa dedicação é resultado do amor pela terra e pela qualidade dos alimentos. Por esta perspectiva, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) homenageia o cientista agrário pela respeitável atuação de defensor sanitário vegetal, em prol da saúde pública, da proteção ao meio ambiente e do avanço econômico e social do Brasil.
Parabéns, agrônomos! 🥳
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.