SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Dia do Médico-Veterinário: profissional assegura a qualidade dos alimentos de origem animal
sexta-feira, 09/09/22 12:00

Dia do Médico-Veterinário: profissional assegura a qualidade dos alimentos de origem animal

Dia do Médico-Veterinário: profissional assegura a qualidade dos alimentos de origem animal
Foto: Divulgação/Sindafa-MG
Por Filipe Diniz

Os médicos-veterinários têm a competência de cuidar da saúde dos animais e da sustentabilidade ambiental, bem como a de preservar a saúde pública. Com isso, esses profissionais cooperam com o controle de zoonoses, que são as doenças transmitidas por animais aos seres humanos. Por estas importantes prerrogativas funcionais, nesta sexta-feira, 9 de setembro, o Dia do Médico-Veterinário é celebrado.

Os veterinários também são muito importantes para a prevenção e detecção de possíveis perigos físicos, químicos e biológicos associados aos alimentos oriundos de animais. Neste contexto, o respectivo consumo, sem as devidas condições para tal, pode causar graves riscos à saúde e ao bem-estar humano.

Por esta ótica, o graduado em medicina-veterinária ainda atua na área de defesa agropecuária. O trabalho desempenhado é o da fiscalização dos Produtos de Origem Animal (POA), ocasião em que são verificadas as boas condições higiênicas, sanitárias e tecnológicas das etapas processuais da cadeia produtiva.

Sendo assim, o foco da função fiscal sanitária é a garantia da segurança alimentar e dos insumos agropecuários, ao visar a produção de alimentos de qualidade, inócuos, livres de contaminações e aptos a serem consumidos pela sociedade.

Em âmbito da fiscalização estadual, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público responsável pelos serviços de inspeção dos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite, mel, pescados e derivados) e vegetal em estado natural.

Nesta data especial, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza todos os médicos-veterinários, em particular os do IMA, que asseguram o cumprimento de leis e normas do sistema de defesa agropecuária, em prol da saúde única, que promove a integração entre as saúdes humana, animal e ambiental.

Parabéns, médicos-veterinários!

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil terça-feira, 18/06/24 Dia Nacional do Químico: profissional contribui para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Brasil Nesta terça-feira (18/06) é celebrado o Dia Nacional do Químico. No setor de fiscalização ...
Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública terça-feira, 11/06/24 Dia do Educador Sanitário: profissional leva conhecimento à sociedade para manutenção da saúde pública Nesta terça-feira (11/06) é celebrado o Dia do Educador Sanitário. A data referencia o ...
Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde sexta-feira, 07/06/24 Ipsemg lança calculadora para usuário estimar valor de contribuição do plano de saúde Ferramenta tem em vista facilitar o entendimento da mudança de contribuição, porém, aguarda aprovação ...
Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem quarta-feira, 05/06/24 Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindafa-MG alerta a sociedade e o Poder Público sobre impactos negativos da ação do homem Necessária reestruturação das carreiras públicas da agricultura e do meio ambiente, para fortalecimento do ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo