Dia do Médico-Veterinário: profissional assegura a qualidade dos alimentos de origem animal
Os médicos-veterinários têm a competência de cuidar da saúde dos animais e da sustentabilidade ambiental, bem como a de preservar a saúde pública. Com isso, esses profissionais cooperam com o controle de zoonoses, que são as doenças transmitidas por animais aos seres humanos. Por estas importantes prerrogativas funcionais, nesta sexta-feira, 9 de setembro, o Dia do Médico-Veterinário é celebrado.
Os veterinários também são muito importantes para a prevenção e detecção de possíveis perigos físicos, químicos e biológicos associados aos alimentos oriundos de animais. Neste contexto, o respectivo consumo, sem as devidas condições para tal, pode causar graves riscos à saúde e ao bem-estar humano.
Por esta ótica, o graduado em medicina-veterinária ainda atua na área de defesa agropecuária. O trabalho desempenhado é o da fiscalização dos Produtos de Origem Animal (POA), ocasião em que são verificadas as boas condições higiênicas, sanitárias e tecnológicas das etapas processuais da cadeia produtiva.
Sendo assim, o foco da função fiscal sanitária é a garantia da segurança alimentar e dos insumos agropecuários, ao visar a produção de alimentos de qualidade, inócuos, livres de contaminações e aptos a serem consumidos pela sociedade.
Em âmbito da fiscalização estadual, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão público responsável pelos serviços de inspeção dos alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite, mel, pescados e derivados) e vegetal em estado natural.
Nesta data especial, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza todos os médicos-veterinários, em particular os do IMA, que asseguram o cumprimento de leis e normas do sistema de defesa agropecuária, em prol da saúde única, que promove a integração entre as saúdes humana, animal e ambiental.
Parabéns, médicos-veterinários!
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.