SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. SINDAFA-MG
  4. /
  5. Dia da Avicultura: carne de aves é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro
sexta-feira, 26/08/22 15:00

Dia da Avicultura: carne de aves é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro

Dia da Avicultura: carne de aves é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro
Imagem: Divulgação/Sindafa-MG


Com a finalidade de obter carne e ovos, seja para consumo próprio ou para comercialização, a criação e produção regular de aves para alimentação é celebrada no próximo domingo, 28 de agosto, no Dia da Avicultura.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o maior exportador e terceiro maior produtor de carne de frango do mundo. Por este motivo, a avicultura é uma das mais importantes práticas pecuárias para a economia do país. Além da galinha, também fazem parte desta cultura os avestruzes, codornas, gansos, marrecos, patos e perus.

Atividade promissora e organizada, ela destaca-se por expressivos resultados alcançados em produtividade e volume de abate, bem como no rigor quanto aos conceitos de sanidade e bem estar animal.

Em Minas Gerais, as ações propostas no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 1994, são de competência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que executa a vigilância epidemiológica para as doenças da avicultura. O objetivo é proteger o criadouro, bem como a saúde da população como bem público.

Neste sentido, para maior controle sanitário e de manejo, que garantam a biosseguridade das instalações, todos os proprietários de criatórios de aves de subsistência, assim como de granjas comerciais e de reprodução, devem ter a exploração avícola cadastrada e registrada no IMA.

Sendo assim, neste Dia da Avicultura, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), como entidade sindical de defesa e valorização das carreiras profissionais de Agricultura e Pecuária do Estado de MG, parabeniza os trabalhadores desta ampla cadeia produtiva, a qual está em constante processo de modernização e melhoria.

Parabéns, avicultores!

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica quinta-feira, 29/02/24 Sindafa-MG firma convênio com novo escritório para assessoria parlamentar e jurídica À nova assessoria caberá orientar e assistir o sindicato nos assuntos políticos e governamentais ...
Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG sexta-feira, 23/02/24 Assembleia Ordinária aprova contas e planejamento estratégico do Sindafa-MG Cerca de 70 filiados participaram do encontro e contribuíram com sugestões para melhoria das ...
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Converse com o Sindafa
Skip to content