SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Identificação de alambiques clandestinos é tema de reportagem da rádio Itatiaia
segunda-feira, 22/08/22 15:30

Identificação de alambiques clandestinos é tema de reportagem da rádio Itatiaia

Identificação de alambiques clandestinos é tema de reportagem da rádio Itatiaia
Imagem: Divulgação/Rádio Itatiaia


O portal de notícias da rádio Itatiaia, neste mês de agosto, publicou matéria jornalística sobre a fiscalização sanitária vegetal. Essa atividade compreende a vigilância e inspeção higiênica-sanitária, tecnológica e de qualidade aplicadas às várias etapas do processo produtivo agrícola.

Na reportagem, a produção e a comercialização clandestinas da cachaça, como produto de origem vegetal, foram destacadas. Inclusive, o aplicativo “Cachaça Ilegal” foi citado, pelo fato de ser um canal de denúncias relacionado às ilegalidades praticadas por alambiques, que não possuem registro em órgão de defesa agropecuária.

Nesta ocasião, a emissora entrevistou o químico filiado ao Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de MG (Sindafa-MG), Wagner Dibai, o qual mencionou que a ferramenta tem contribuído, de forma significativa, para a identificação de irregularidades, uma vez que 90% das cachaças clandestinas são produzidas sem a mínima higiene necessária.

Neste sentido, o objetivo do aplicativo também é o de conscientizar os produtores a se formalizarem junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), para terem os produtos alimentícios regularizados. Dessa forma, a concorrência desleal diminuirá, além de elevar a qualidade da cachaça e aguardente fabricadas em Minas Gerais.

O app foi desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral de MG (SindBebidas), em parceria com o IMA e a Federação das Indústrias de MG (Fiemg). Ele está disponível para download nas lojas oficiais dos sistemas operacionais Android (Play Store) e iOS (Apple Store). Também pode ser acessado por meio do site cachacailegal.com.br.

Leia a matéria na íntegra em itatiaia.com.br/editorias/agro/2022/08/11/aplicativo-facilita-a-identificacao-de-alambiques-clandestinos.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo