SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Elementos de inspeção sanitária são referências para desenvolvimento dos PAC
quarta-feira, 10/08/22 14:00

Elementos de inspeção sanitária são referências para desenvolvimento dos PAC

Elementos de inspeção sanitária são referências para desenvolvimento dos PAC
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


Nos Programas de Autocontrole (PAC), que têm o intuito de garantir a produção de um alimento seguro, estão presentes elementos fundamentados na ideia de que os próprios estabelecimentos industriais são responsáveis pela qualidade e inocuidade dos produtos que comercializam.

Os 16 elementos de inspeção que devem ser observados pelos produtores de alimentos são:

(1) manutenção das instalações e equipamentos industriais;
(2) Vestiários, sanitários e barreiras sanitárias;
(3) Iluminação;
(4) Ventilação;
(5) Água de abastecimento;
(6) Águas residuais;
(7) Controle integrado de pragas;
(8) Limpeza e sanitização;
(9) Higiene, hábitos higiênicos, treinamento e saúde dos operários;
(10) Procedimentos sanitários operacionais;
(11) Controle de matéria-prima, ingredientes e material de embalagem;
(12) Controle de temperaturas;
(13) Calibração e aferição de instrumentos de controle de processo;
(14) Controle laboratorial e análises;
(15) Controle de formulação de produtos; e
(16) Combate à fraude.

Os programas de autocontrole também devem incluir o bem-estar animal, quando aplicável, as Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Procedimento Padronizado de Higiene Operacional (PPHO) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), bem como outra ferramenta equivalente, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Boas Práticas de Fabricação auxilia o alcance de níveis adequados de segurança dos alimentos

As Boas Práticas de Fabricação (BPF), que fazem parte dos Programas de Autocontrole (PAC), consistem em implantar cuidados higiênico-sanitários em todos os processos de produção, para obter alimentos inócuos (com ausência de contaminantes) e saudáveis (com valor nutritivo).

A não observância das BPF favorece contaminações cruzadas, que ocorrem por meio do contato direto de um alimento com o outro, pronto para o consumo, ou, indiretamente, através de superfícies, mãos, utensílios e equipamentos diversos.

Normalmente, essas contaminações podem ser biológicas (presença de microrganismos patogênicos nos alimentos); química (presença de compostos estranhos ou de toxinas produzidas por microrganismos nos alimentos) e/ou física (presença de corpos estranhos aos alimentos).

Vale ressaltar que esses três tipos de contaminação são as principais causas originárias das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s).

E chegamos ao fim desta série de publicações sobre a segurança alimentar de produtos de origem animal. Nesta terceira e última postagem, o assunto abordado foi os elementos de inspeção e as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Até a próxima série de informações!

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo