5. Dia Nacional do Suinocultor: profissional rural fomenta a produção agropecuária
sexta-feira, 22/07/22

Dia Nacional do Suinocultor: profissional rural fomenta a produção agropecuária

Atividade pecuária de grande importância econômica, ambiental e social, a criação de suínos muito contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) e a culinária brasileira. E com o intuito de valorizar toda a cadeia produtiva, o Dia Nacional do Suinocultor foi instituído, ocasião em que é celebrado no próximo domingo, 24 de julho.

Vale destacar que o Brasil é o quarto maior produtor e exportador global dessa proteína animal, que é a mais consumida no mundo. Um dos motivos para isso, é que além de saborosa, a carne suína é rica em nutrientes.

Por isso, os produtores rurais desta cultura se empenham em oferecer ao mercado consumidor uma carne saudável e de alta qualidade, conforme normas sanitárias e de segurança alimentar do setor.

Os suínos, assim como qualquer animal, necessitam de atenção com a alimentação, instalação e limpeza do espaço de convivência. Por meio dessas ações é possível evitar doenças que possam afetar esses rebanhos. Neste sentido, o bem-estar animal e a garantia da sanidade da produção são duas características marcantes do ramo.

Desse modo, a atuação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na área da defesa sanitária animal, colabora para a prevenção, controle e erradicação de doenças de impacto na saúde pública.

Nesta importante data para a categoria, o Sindafa-MG parabeniza os suinocultores, que se organizam para proporcionar indicadores de desenvolvimento e gestão mais eficientes, visando melhor atender a demanda interna e externa de consumo, cada vez mais crescente.