Dia Nacional do Suinocultor: profissional rural fomenta a produção agropecuária
Atividade pecuária de grande importância econômica, ambiental e social, a criação de suínos muito contribui para o Produto Interno Bruto (PIB) e a culinária brasileira. E com o intuito de valorizar toda a cadeia produtiva, o Dia Nacional do Suinocultor foi instituído, ocasião em que é celebrado no próximo domingo, 24 de julho.
Vale destacar que o Brasil é o quarto maior produtor e exportador global dessa proteína animal, que é a mais consumida no mundo. Um dos motivos para isso, é que além de saborosa, a carne suína é rica em nutrientes.
Por isso, os produtores rurais desta cultura se empenham em oferecer ao mercado consumidor uma carne saudável e de alta qualidade, conforme normas sanitárias e de segurança alimentar do setor.
Os suínos, assim como qualquer animal, necessitam de atenção com a alimentação, instalação e limpeza do espaço de convivência. Por meio dessas ações é possível evitar doenças que possam afetar esses rebanhos. Neste sentido, o bem-estar animal e a garantia da sanidade da produção são duas características marcantes do ramo.
Desse modo, a atuação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na área da defesa sanitária animal, colabora para a prevenção, controle e erradicação de doenças de impacto na saúde pública.
Nesta importante data para a categoria, o Sindafa-MG parabeniza os suinocultores, que se organizam para proporcionar indicadores de desenvolvimento e gestão mais eficientes, visando melhor atender a demanda interna e externa de consumo, cada vez mais crescente.
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.