Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores
Tendência está relacionada à sustentabilidade dos sistemas de produção animal, assim como à segurança dos alimentos
O brasileiro, influenciado pelas medidas de isolamento da pandemia de coronavírus, intensificou os cuidados com a saúde física e mental. E uma das principais práticas saudáveis adotadas no período foi a alimentação nutritiva.
A partir desta iniciativa, conceitos como sustentabilidade ambiental e social ficaram mais em voga. Afinal, as pessoas passaram a se preocupar mais com a qualidade alimentícia, assim como com o ambiente e o tratamento realizado aos animais de produção.
E no intuito de suprir essa demanda alimentar do ser humano, a agroindústria acentuou o investimento no bem estar-animal, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ao tornar-se uma questão ética e humanitária, e pelo fato dos animais serem sencientes, ou seja, sentirem emoções por algo que os acomete, quanto melhor forem tratados e viverem em instalações ideais, possivelmente produzirão carne, ovos, leite e pescados de padrão mais elevado e em maior quantidade.
Esse reflexo orgânico, que influencia diretamente a qualidade dos produtos de origem animal, bem como na produtividade das criações, foi avaliado pelo Conselho do Bem-Estar de Animais de Produção do Reino Unido (Farm Animal Welfare Council – FAWC), o qual desenvolveu as cinco liberdades fundamentais, a seguir:
- Livres de fome e sede;
- Livres de desconforto;
- Livres de dor, ferimentos e doenças;
- Livres para expressar seu comportamento natural;
- Livres de medo e angústia.
Sob esta ótica, o bem-estar animal agrega valor para todos os atores envolvidos na cadeia agropecuária. Os produtores rurais têm os rendimentos elevados, e os consumidores ganham alimentos mais saudáveis às mesas de refeição, o que contribui para a melhoria da saúde pública.
Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
Em Minas Gerais, o IMA é o órgão público estadual responsável pela defesa sanitária dos rebanhos, a qual está baseada em ações que promovem a prevenção, controle e erradicação de doenças. Atua em conformidade com os preceitos de conservação do meio ambiente e de saúde pública.
Sindafa-MG
O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG), na qualidade de entidade que representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária do IMA, tem o objetivo de valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos da categoria.
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.