SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores
terça-feira, 12/07/22 14:00

Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores

Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores
Foto: Avistock/Freepik


Tendência está relacionada à sustentabilidade dos sistemas de produção animal, assim como à segurança dos alimentos

O brasileiro, influenciado pelas medidas de isolamento da pandemia de coronavírus, intensificou os cuidados com a saúde física e mental. E uma das principais práticas saudáveis adotadas no período foi a alimentação nutritiva.

A partir desta iniciativa, conceitos como sustentabilidade ambiental e social ficaram mais em voga. Afinal, as pessoas passaram a se preocupar mais com a qualidade alimentícia, assim como com o ambiente e o tratamento realizado aos animais de produção.

E no intuito de suprir essa demanda alimentar do ser humano, a agroindústria acentuou o investimento no bem estar-animal, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ao tornar-se uma questão ética e humanitária, e pelo fato dos animais serem sencientes, ou seja, sentirem emoções por algo que os acomete, quanto melhor forem tratados e viverem em instalações ideais, possivelmente produzirão carne, ovos, leite e pescados de padrão mais elevado e em maior quantidade.

Esse reflexo orgânico, que influencia diretamente a qualidade dos produtos de origem animal, bem como na produtividade das criações, foi avaliado pelo Conselho do Bem-Estar de Animais de Produção do Reino Unido (Farm Animal Welfare Council – FAWC), o qual desenvolveu as cinco liberdades fundamentais, a seguir:

  • Livres de fome e sede;
  • Livres de desconforto;
  • Livres de dor, ferimentos e doenças;
  • Livres para expressar seu comportamento natural;
  • Livres de medo e angústia.

Sob esta ótica, o bem-estar animal agrega valor para todos os atores envolvidos na cadeia agropecuária. Os produtores rurais têm os rendimentos elevados, e os consumidores ganham alimentos mais saudáveis às mesas de refeição, o que contribui para a melhoria da saúde pública.

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Em Minas Gerais, o IMA é o órgão público estadual responsável pela defesa sanitária dos rebanhos, a qual está baseada em ações que promovem a prevenção, controle e erradicação de doenças. Atua em conformidade com os preceitos de conservação do meio ambiente e de saúde pública.

Sindafa-MG

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG), na qualidade de entidade que representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária do IMA, tem o objetivo de valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos da categoria.

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo