SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores
terça-feira, 12/07/22 14:00

Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores

Bem-estar animal é motivo de maior atenção de produtores e consumidores
Foto: Avistock/Freepik


Tendência está relacionada à sustentabilidade dos sistemas de produção animal, assim como à segurança dos alimentos

O brasileiro, influenciado pelas medidas de isolamento da pandemia de coronavírus, intensificou os cuidados com a saúde física e mental. E uma das principais práticas saudáveis adotadas no período foi a alimentação nutritiva.

A partir desta iniciativa, conceitos como sustentabilidade ambiental e social ficaram mais em voga. Afinal, as pessoas passaram a se preocupar mais com a qualidade alimentícia, assim como com o ambiente e o tratamento realizado aos animais de produção.

E no intuito de suprir essa demanda alimentar do ser humano, a agroindústria acentuou o investimento no bem estar-animal, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ao tornar-se uma questão ética e humanitária, e pelo fato dos animais serem sencientes, ou seja, sentirem emoções por algo que os acomete, quanto melhor forem tratados e viverem em instalações ideais, possivelmente produzirão carne, ovos, leite e pescados de padrão mais elevado e em maior quantidade.

Esse reflexo orgânico, que influencia diretamente a qualidade dos produtos de origem animal, bem como na produtividade das criações, foi avaliado pelo Conselho do Bem-Estar de Animais de Produção do Reino Unido (Farm Animal Welfare Council – FAWC), o qual desenvolveu as cinco liberdades fundamentais, a seguir:

  • Livres de fome e sede;
  • Livres de desconforto;
  • Livres de dor, ferimentos e doenças;
  • Livres para expressar seu comportamento natural;
  • Livres de medo e angústia.

Sob esta ótica, o bem-estar animal agrega valor para todos os atores envolvidos na cadeia agropecuária. Os produtores rurais têm os rendimentos elevados, e os consumidores ganham alimentos mais saudáveis às mesas de refeição, o que contribui para a melhoria da saúde pública.

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Em Minas Gerais, o IMA é o órgão público estadual responsável pela defesa sanitária dos rebanhos, a qual está baseada em ações que promovem a prevenção, controle e erradicação de doenças. Atua em conformidade com os preceitos de conservação do meio ambiente e de saúde pública.

Sindafa-MG

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG), na qualidade de entidade que representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária do IMA, tem o objetivo de valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos da categoria.

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados quinta-feira, 21/03/24 Sindafa-MG prepara brinde especial aos filiados Em agradecimento ao apoio habitualmente recebido, a Diretoria Executiva confecciona mochila corporativa com a ...
Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA sexta-feira, 15/03/24 Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA Celebrado nesta sexta-feira (15/03), o Dia Mundial do Consumidor tem o objetivo de conscientizar ...
Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça terça-feira, 12/03/24 Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça Fiscalização de combate à prática de adulteração de bebida reduz a circulação de produtos ...
Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher sexta-feira, 08/03/24 Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 08/03. A data, que ...
Converse com o Sindafa
Skip to content