5. Dia Mundial das Zoonoses evidencia conceito de Saúde Única
quarta-feira, 06/07/22

Dia Mundial das Zoonoses evidencia conceito de Saúde Única

Data realça médico-veterinário como protagonista no controle de doenças, assim como na segurança dos alimentos de origem animal para consumo da população

Neste 6 de julho, Dia Mundial das Zoonoses, o alerta é para a prevenção de doenças em animais, que é uma das medidas cautelares mais eficaz para a proteção da saúde das pessoas. Isso em razão do conceito de Saúde Única, que reconhece a interdependência das saúdes humana, animal e ambiental.

As zoonoses são doenças infecciosas transmissíveis dos animais para os seres humanos. Elas geram impactos não apenas à saúde pública, mas também causam perdas econômicas de grandes proporções à sociedade. Dessa tríplice relação, vale destacar que o homem depende dos animais para a própria nutrição.

No contexto de enfermidades de origem alimentar, outra pauta global oriunda das zoonoses são as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Elas também são problemas de saúde e bem-estar social, pelo fato de infectarem pessoas que ingerem água ou alimentos contaminados por bactérias, parasitas e vírus.

Por este ponto de vista, a realização de inspeção veterinária higiênico-sanitária nas agroindústrias é fundamental no controle de doenças. Frigoríficos que abatem rebanhos para a alimentação, de modo clandestino, corroboram ainda mais para a disseminação de enfermidades.

Em Minas Gerais, a vigilância epidemiológica do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é quem acompanha os casos suspeitos de DTA. O objetivo da atuação é preservar a saúde pública, ao permitir que a população tenha acesso a alimentos seguros. Dessa forma, diminui-se os riscos do contágio de doenças e de intoxicações alimentares.

Sindafa-MG

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais, na qualidade de entidade que representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária do IMA, tem o objetivo de valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos da categoria.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!