3. Brasil
  5. Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário saúda profissional que protege a saúde dos brasileiros
quinta-feira, 30/06/22

Os trabalhos realizados pelos fiscais são essenciais para o cumprimento da missão institucional do Mapa

Fiscalização e vigilância sanitária agropecuária, assim como elaboração e desenvolvimento de políticas públicas do setor, além de negociações internacionais do agronegócio. Essas são algumas das atribuições do fiscal federal agropecuário, profissional saudado nesta quinta-feira, 30/06, pelo Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário.

Ocupante de cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), este servidor público trabalha em portos, aeroportos, postos de fronteira, empresas agroindustriais, laboratórios e na área rural. Dessa forma, um dos objetivos da atuação dele é garantir a prevenção, o controle e a erradicação de doenças em âmbito nacional, que podem afetar o ser humano, os animais e o meio ambiente .

Em 2000, a carreira foi criada e, em 2016, ela foi readequada para a de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, nomenclatura utilizada atualmente, com o intuito de acrescentar a competência para auditar os órgãos estaduais e municipais de agricultura e pecuária. A categoria é formada por médicos-veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, farmacêuticos e químicos.

Com a missão de contribuir para a segurança alimentar, saúde e qualidade de vida das famílias, há mais de 150 anos, os auditores fiscais são tidos como “guardiões” da saúde pública, assim como os fiscais agropecuários e fiscais assistentes estaduais e municipais, por desempenharem diversos papéis em prol da sociedade na cadeia produtiva do agronegócio.

Neste sentido, o Sindafa-MG, na qualidade de entidade sindical dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), homenageia e parabeniza os colegas do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), pelo Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, profissionais fundamentais para a saúde única e para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!