SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Legislação
  4. /
  5. Novo regulamento para obter Selo Arte e Selo Queijo Artesanal beneficiará produtor
quarta-feira, 29/06/22 15:15

Novo regulamento para obter Selo Arte e Selo Queijo Artesanal beneficiará produtor

Novo regulamento para obter Selo Arte e Selo Queijo Artesanal beneficiará produtor
Foto: Divulgação/Mapa


Produtos alimentícios que se enquadram na legislação já podem receber os selos de identificação artesanal e o selo do órgão de inspeção oficial, além da autorização para serem comercializados nacionalmente

O governo federal publicou na última quarta-feira, 22/06, o Decreto nº 11.099, que regulamenta o art. 10ª da Lei nº 1.283, de 1950, que instituiu a certificação de produtos alimentícios agro artesanais (Selo Arte), e a Lei nº 13.860, de 2019, que dispôs sobre a elaboração e comercialização de queijos artesanais.

O objetivo do novo decreto é simplificar as exigências para a concessão dos selos, regulamentar a ampla comercialização nacional dos produtos e garantir a prestação de informações adequadas ao consumidor, em especial sobre saúde e segurança dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Sobre o certificado Selo Arte, o decreto anterior autorizava somente os estados a concedê-lo. Com esta mudança, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as secretarias municipais de agricultura e pecuária passaram a emiti-lo. Vale destacar que o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão fiscalizador oficial que realiza o serviço de inspeção sanitária em Minas Gerais.

O decreto atual também criou o Selo Queijo Artesanal, para identificação da iguaria que possui vinculação com o território, ou seja, que é produzida por uma região específica. Cada uma delas possui características culturais próprias, como o sabor, manejo do gado e perfil do produtor, fatores que qualificam o tipo de queijo de cada lugar. Só o Estado de Minas Gerais possui dez microrregiões produtoras de Queijo Minas Artesanal reconhecidas.

Outro fator importante impulsionado pela recente regulamentação da legislação é o estímulo à formalização de mais produtores rurais junto aos órgãos de inspeção sanitária. Neste sentido, os dois selos agregam valor aos produtos de origem animal e permitem a livre comercialização em território nacional. Para o consumidor, o benefício é a garantia de qualidade, e a segurança de que a produção mantém as boas práticas agropecuárias e de fabricação.

Selo Arte

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Selo Arte é um certificado que garante que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que apresentam características tradicionais, regionais ou culturais.

Por intermédio da certificação, assegura-se que o produto atestado possui propriedades únicas, diferenciadas, seja produzido de maneira artesanal própria de determinada região, tradição ou cultura, e que adota procedimentos de boas práticas agropecuárias.

Sindafa-MG

O Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais, na qualidade de entidade que representa sindicalmente os fiscais da carreira agropecuária do IMA, tem o objetivo de valorizar e defender os interesses e direitos individuais e coletivos dos fiscais.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais sábado, 27/04/24 Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pela saúde e bem-estar dos animais No último sábado do mês de abril, organizações de médicos-veterinários do mundo inteiro celebram ...
Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência sexta-feira, 26/04/24 Assessor Parlamentar do Sindafa-MG recebe a Medalha da Inconfidência A Diretoria-Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais ...
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Converse com o Sindafa
Skip to content