SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Junho celebra globalmente o mês do leite
terça-feira, 28/06/22 11:00

Junho celebra globalmente o mês do leite

Junho celebra globalmente o mês do leite
Foto: Divulgação/Sindafa-MG


O Estado de Minas Gerais é o maior produtor de leite de vaca do Brasil e um dos maiores do mundo

Junho é o mês do leite! Celebrado na última sexta-feira, 24/06, Dia Internacional do Leite e em 1º/06, Dia Mundial do Leite, o alimento se destaca na alimentação humana, pois apresenta alta qualidade nutricional, com a presença de carboidratos, proteínas, minerais, como o cálcio, e vitaminas em sua composição.

O leite é um dos alimentos de origem animal mais consumido no planeta, e possui como composto a caseína, valorosa proteína para a fabricação de queijos. E tratando-se desta especiaria, também no mês de junho, o Queijo da Canastra foi eleito o melhor do mundo pelo Taste Atlas, um site dos Estados Unidos especializado em alimentos. 

A Serra da Canastra é reconhecida em Minas Gerais como uma região produtora de queijo artesanal, iguaria produzida a partir do leite de vaca cru, ordenhado no mesmo ambiente rural da queijaria. Esse modo artesanal de fabricação, inclusive, é registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Comemorar estas datas e conquistas é uma grande oportunidade para criar consciência em prol dos benefícios que o consumo do leite pode proporcionar, como, por exemplo, energia, nutrição e vigor físico. É um alimento seguro, essencial para a prevenção de doenças e manutenção da saúde em todas as fases da vida.

Contudo, no momento da comercialização, é necessário que o consumidor atente-se à qualidade do produto. Somente o leite e os alimentos derivados, oficialmente inspecionados por órgãos de defesa agropecuária, são seguros para o consumo. Em Minas Gerais, essa fiscalização é de responsabilidade dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A identificação da inspeção sanitária pode ser representada por meio de um selo municipal (SIM), estadual (SIE/IMA) ou federal (SIF/Mapa) estampado na embalagem.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA sexta-feira, 15/03/24 Dia Mundial do Consumidor: qualidade dos produtos agropecuários de MG perpassa pela inspeção sanitária dos fiscais do IMA Celebrado nesta sexta-feira (15/03), o Dia Mundial do Consumidor tem o objetivo de conscientizar ...
Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça terça-feira, 12/03/24 Fiscais agropecuários apuram denúncia de utilização de álcool combustível na produção de cachaça Fiscalização de combate à prática de adulteração de bebida reduz a circulação de produtos ...
Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher sexta-feira, 08/03/24 Sindafa-MG ressalta união de esforços no Dia Internacional da Mulher O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 08/03. A data, que ...
Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos sexta-feira, 01/03/24 Artigo desenvolvido por fiscais do IMA destaca importância do controle permanente de zoonoses em frigoríficos A inspeção sanitária realizada pelos fiscais, filiados ao Sindafa-MG, objetiva assegurar a saúde pública ...
Converse com o Sindafa
Skip to content