Dia do Químico: fiscalização agropecuária é uma das áreas de atuação deste profissional
A química é indispensável para garantir a qualidade e a segurança alimentar, bem como prevenir efeitos danosos de substâncias perigosas, que podem acometer as culturas agropecuárias e os seres humanos.
Nesta perspectiva, o químico tem o importante compromisso de desenvolver e inspecionar alimentos com o intuito de propiciar bem-estar à sociedade e ao meio ambiente. Por este motivo, tem a atuação profissional celebrada nacionalmente neste 18 de junho.
No ramo da fiscalização sanitária, os químicos se orientam pela análise de amostras de produtos de origem animal e vegetal, provenientes da indústria e de propriedades rurais. Em Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem a competência legal de executar as políticas públicas de defesa agropecuária no estado.
À vista disso, a atividade desempenhada pelos químicos no IMA perpassa pela realização de ensaios e análises químicas, físico-químicas, bioquímicas, bromatológicas e microbiológicas em amostras de produtos e subprodutos destinados à alimentação humana. O exame de agrotóxico em hortaliças, certificação e a fiscalização da cachaça e aguardente de cana também são tarefas executadas por esses agentes fiscais.
Esses especialistas ainda compõem as equipes responsáveis pelas avaliações e auditorias realizadas nos laboratórios de Saúde Animal (LSA) e de Química Agropecuária (LQA) do Instituto, ao operar equipamentos e implementar sistemas de gestão da qualidade.
Dessa forma, o Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) parabeniza os técnicos e graduados em química pela versatilidade de atribuições que exercem, principalmente a de apoio à fiscalização agropecuária.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.