3. Fiscais Agropecuários do IMA
  5. Coordenadoria Regional de Oliveira intensifica fiscalizações do trânsito agropecuário
quarta-feira, 15/06/22

IMA inspeciona produtos para evitar a disseminação de doenças

Os Escritórios Seccionais de Divinópolis, Formiga e São João Del Rei, pertencentes à Coordenadoria Regional de Oliveira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), intensificaram as fiscalizações do trânsito agropecuário nesses municípios, a partir de fevereiro (2022).

O objetivo desta ação é impedir a comercialização de produtos impróprios ao consumo, que possam causar riscos à saúde pública. Para isso, os fiscais verificam a qualidade, identidade e condições adequadas de segurança desses alimentos, em todos os estágios de produção, inclusive, durante o transporte rodoviário das cargas agropecuárias.

Cabe destacar que as atividades fiscais ocorrem conforme o planejamento anual e buscam controlar o trânsito interestadual de animais e vegetais hospedeiros de pragas quarentenárias (parasitas em potencial para a área em perigo), assim como de produtos de origem animal e vegetal, e insumos agrícolas, dentro do estado de Minas Gerais.

Segundo o fiscal assistente agropecuário da coordenadoria, Weslei Simões Ribeiro, durante as blitzes foram constatadas algumas irregularidades sanitárias. “No total, 1,5 tonelada de produtos cárneos e 1.153 dúzias de ovos impróprios para o consumo foram apreendidas, o que gerou a lavratura de oito autos de infração”, destaca o agente.

As operações de fiscalização sanitária do trânsito de cargas agropecuárias realizadas pelo IMA, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária (PMR-MG) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), estão localizadas em pontos estratégicos, considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças.

O Sindafa-MG, como entidade sindical que representa os fiscais agropecuários e os fiscais assistentes agropecuários estaduais, acompanha as respectivas atividades desses profissionais nas barreiras sanitárias instaladas ao longo de diversas rodovias mineiras.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!