SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Queijo Minas Frescal pode prevenir e combater doenças intestinais inflamatórias
terça-feira, 31/05/22 14:00

Queijo Minas Frescal pode prevenir e combater doenças intestinais inflamatórias

Queijo Minas Frescal pode prevenir e combater doenças intestinais inflamatórias
Foto: Marcelagt6


Alimento desenvolvido na UFMG é rico em microorganismos vivos, cuja ingestão traz benefícios à saúde

Pesquisa do programa de pós-graduação em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) resultou no desenvolvimento de queijo com potencial probiótico, para tratamento e prevenção da colite ulcerativa, que é uma doença intestinal inflamatória.

O produto alimentício escolhido foi o Minas Frescal, em razão da grande aceitação nos mercados mineiro e nacional. No decorrer dos experimentos, o queijo foi acrescido da bactéria probiótica “L. lactis NCDO 2118”, o que demonstrou alta capacidade de combater e evitar quadros graves da doença em camundongos.

A investigação foi realizada pela bióloga Bárbara Fernandes Cordeiro, durante a defesa do doutorado em Inovação Biofarmacêutica. Os resultados dos trabalhos foram materializados na tese acadêmica “Desenvolvimento e avaliação do efeito terapêutico de queijos potencialmente probióticos em modelo murino de colite ulcerativa”.

Segundo Cordeiro, a intenção principal com a pesquisa foi identificar formas de tratamento para a colite ulcerativa. “Quando o paciente tiver os sintomas, a ideia é que ele consuma o queijo, a fim de diminuir as dores ocasionadas pela inflamação, ou até mesmo encurtar o tempo dos sintomas”, esclareceu.

A pesquisadora ainda contou que o processo experimental com o queijo frescal durou cerca de três anos, incluindo a repetição do processo, para efeitos estatísticos do modelo, e a realização das análises imunológicas, bioquímicas e de biologia molecular.

Com os resultados positivos alcançados e publicados do consumo do Queijo Minas Frescal, a UFMG busca empresas parceiras para a sequência do desenvolvimento em larga escala do alimento funcional.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho terça-feira, 20/02/24 Sindafa-MG cobra resposta do IMA sobre ofício que trata a precariedade no trabalho Más condições da infraestrutura de trabalho foram relatadas e denunciadas pelos servidores do Instituto ...
Atenção novos fiscais concursados do IMA: conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação sexta-feira, 09/02/24 Atenção novos fiscais concursados do IMA! Conheçam o trabalho sindical realizado pelo Sindafa-MG e os benefícios da filiação Amparado na ...
Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária quinta-feira, 08/02/24 Sindafa-MG convoca sindicalizados para Assembleia Geral Ordinária Reunião acontecerá no dia 21/02/24, às 17h30, pelo Google Meet O Sindicato dos Fiscais ...
Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG segunda-feira, 05/02/24 Prestação de contas de 2023 é aprovada pelo Conselho Fiscal do Sindafa-MG Colegiado emitiu parecer favorável à aprovação do relatório apresentado pela Diretoria Executiva, por unanimidade ...
Converse com o Sindafa
Skip to content