SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
segunda-feira, 30/05/22 13:00

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
Foto: Ministério da Agricultura
Por Filipe Diniz

A vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Moisa Medeiros Lasmar, participou de reunião realizada na última quinta-feira, 26/05, entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o deputado estadual Cleitinho Azevedo, na Cidade Administrativa, em BH/MG.

O objetivo do encontro foi debater a situação do Queijo Minas Artesanal (QMA) em relação ao registro, trânsito e a comercialização do produto alimentício. Na oportunidade, o IMA apresentou ao parlamentar todos os avanços conquistados pela categoria, especialmente na concessão do Selo Arte, e o orientou sobre as diferentes esferas de fiscalização e âmbitos de comercialização.

Além disso, também o informou quanto à criação de Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e de Consórcios Intermunicipais, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa atividade padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção, para garantir a inocuidade e a segurança alimentar à sociedade.

Segundo Lasmar, ficou claro para todos os participantes da reunião que o papel do Instituto sempre foi primordial para o crescimento do setor, e que todos os produtores que procuraram se regularizar conseguiram obter os respectivos certificados de registro.

“O trabalho realizado pelo IMA, em parceria com a Emater, Epamig e diversas universidades públicas, possibilitou grandes conquistas para os produtores, como a redução do tempo de maturação do queijo de 60 para 14 dias. E o Estado de Minas Gerais alcançou lugar de destaque, sendo o primeiro a conceder o Selo Arte, que permite o comércio em todo o território nacional”, esclarece a fiscal agropecuária.

O deputado Cleitinho, em contraposição, reafirmou que não concorda com a legislação que exige o descarte do produto não registrado, mas reconheceu que os fiscais desempenham corretamente o trabalho ao cumprir a lei. Na ocasião, pediu desculpas pela repercussão negativa oriunda das postagens realizadas, que geraram ameaças, calúnias e difamações aos fiscais, por parte de perfis anônimos nas mídias sociais.

O encontro teve a participação dos diretores do IMA, Antônio Carlos de Moraes e Cristiane Almeida Santos, os fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIP), Melania Maria de Carvalho e Gentil Cândido de Magalhães, representantes de produtores de queijos e assessores do deputado.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado terça-feira, 16/07/24 Dia de Minas Gerais rememora o berço da civilização do Estado Dezesseis de julho é uma data muito significativa para o povo mineiro. Este dia, ...
Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira segunda-feira, 15/07/24 Dia Nacional do Pecuarista: profissional é protagonista em alimentar a sociedade brasileira Nesta segunda-feira (15/07) é celebrado o Dia Nacional do Pecuarista. A ocasião destaca o ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG Formas mais eficazes de higienizar hortifrúti em casa, para diminuir a ingestão dos defensivos, ...
Redução de agrotóxicos em alimentos é tema de artigo elaborado por filiada do Sindafa-MG quinta-feira, 11/07/24 Artigo – Práticas domésticas de redução de resíduos de agrotóxicos em hortifrutis Introdução Recentemente, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos hábitos alimentares ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo