SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
segunda-feira, 30/05/22 13:00

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo

IMA recebe deputado estadual Cleitinho Azevedo
Foto: Ministério da Agricultura


A vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG), Moisa Medeiros Lasmar, participou de reunião realizada na última quinta-feira, 26/05, entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o deputado estadual Cleitinho Azevedo, na Cidade Administrativa, em BH/MG.

O objetivo do encontro foi debater a situação do Queijo Minas Artesanal (QMA) em relação ao registro, trânsito e a comercialização do produto alimentício. Na oportunidade, o IMA apresentou ao parlamentar todos os avanços conquistados pela categoria, especialmente na concessão do Selo Arte, e o orientou sobre as diferentes esferas de fiscalização e âmbitos de comercialização.

Além disso, também o informou quanto à criação de Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e de Consórcios Intermunicipais, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Essa atividade padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção, para garantir a inocuidade e a segurança alimentar à sociedade.

Segundo Lasmar, ficou claro para todos os participantes da reunião que o papel do Instituto sempre foi primordial para o crescimento do setor, e que todos os produtores que procuraram se regularizar conseguiram obter os respectivos certificados de registro.

“O trabalho realizado pelo IMA, em parceria com a Emater, Epamig e diversas universidades públicas, possibilitou grandes conquistas para os produtores, como a redução do tempo de maturação do queijo de 60 para 14 dias. E o Estado de Minas Gerais alcançou lugar de destaque, sendo o primeiro a conceder o Selo Arte, que permite o comércio em todo o território nacional”, esclarece a fiscal agropecuária.

O deputado Cleitinho, em contraposição, reafirmou que não concorda com a legislação que exige o descarte do produto não registrado, mas reconheceu que os fiscais desempenham corretamente o trabalho ao cumprir a lei. Na ocasião, pediu desculpas pela repercussão negativa oriunda das postagens realizadas, que geraram ameaças, calúnias e difamações aos fiscais, por parte de perfis anônimos nas mídias sociais.

O encontro teve a participação dos diretores do IMA, Antônio Carlos de Moraes e Cristiane Almeida Santos, os fiscais da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GIP), Melania Maria de Carvalho e Gentil Cândido de Magalhães, representantes de produtores de queijos e assessores do deputado.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Nota de Condolências sexta-feira, 05/04/24 Nota de Condolências É com profundo pesar que recebemos a notícia de que dois colegas fiscais faleceram ...
Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a situação dos servidores estaduais detentores de função pública quarta-feira, 03/04/24 Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a aposentadoria dos servidores estaduais detentores de função pública Documento trata da situação funcional e previdenciária dos fiscais que ingressaram no IMA sem ...
Converse com o Sindafa
Skip to content