SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários do IMA
  4. /
  5. IMA, Mapa e PCMG apreendem aguardente produzida em estabelecimento clandestino
quarta-feira, 25/05/22

IMA, Mapa e PCMG apreendem aguardente produzida em estabelecimento clandestino

IMA, Mapa e PCMG apreendem aguardente produzida em estabelecimento clandestino

Ação ocorreu no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Operação conjunta do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), realizada no início de maio (05/05), apreendeu mais de 70 mil litros de aguardente de cana que estava sendo produzida em estabelecimento clandestino, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do IMA, e diretor de Formação Profissional do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais (Sindafa-MG), Lucas Guimarães, a fiscalização visa prover segurança alimentar dos produtos de origem vegetal.

“A finalidade deste tipo de fiscalização em bebidas, oriundo do desdobramento de denúncias recebidas pelo órgão, é mitigar a ocorrência de contaminantes e compostos que possam ser nocivos à saúde humana”, explica.

O IMA é o primeiro órgão de defesa agropecuária estadual do Brasil a inspecionar produção e comércio de cachaça e aguardente de cana. A fiscalização no estado verifica as boas práticas e padrões mínimos legais exigidos, como as condições higiênico-sanitárias em todo o processo produtivo das bebidas.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), o IMA realizou cerca de 700 operações para legalizar alambiques produtores e estabelecimentos comerciais no estado, nos últimos dois anos. Ainda segundo o Mapa, 955 produtores de cachaça e aguardente de cana estão registrados em todo o país, sendo Minas o líder no ranking, com 472 deles.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH sexta-feira, 24/06/22 Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em ...
Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR quinta-feira, 23/06/22 Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e ...
Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG quarta-feira, 22/06/22 Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG
IMA celebra 30 anos de fundação terça-feira, 21/06/22 IMA celebra 30 anos de fundação IMA celebra 30 anos de fundação
Converse com o Sindafa
Skip to content