5. Dia Mundial da Medicina-Veterinária: profissão zela pelo bem-estar animal, saúde pública e meio ambiente
sexta-feira, 29/04/22

Amanhã, 30/04, último sábado de abril, é dedicado ao Dia Mundial da Medicina-Veterinária, ou World Veterinary Day. Profissional de grande importância para a sociedade, o médico-veterinário possui mais de 80 áreas de atuação. É ator central da Saúde Única, conceito que integra a saúde humana, animal e ambiental.

Conhecida como a profissão que zela pela saúde de todo o mundo, ao cuidar dos animais e da qualidade de alimentos de origem animal, como carne, ovos, leite e mel, a medicina-veterinária também salvaguarda a saúde dos seres humanos.

“Queremos ser reconhecidos, respeitados e confiáveis ​​para influenciar todo o mundo na tarefa de melhorar o bem-estar animal, a saúde pública e o meio ambiente, para o bem da humanidade, dos animais e do nosso planeta”, salienta Rafael Laguens, presidente da World Veterinary Association (WVA), Associação Mundial de Veterinária.

Os veterinários também se destacam no desempenho de funções ligadas à defesa da saúde pública, em especial na vigilância sanitária, fiscalização agropecuária, controle de zoonoses (doenças transmitidas dos animais aos humanos) e nos programas de saúde da família, do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS).

Nesta data especial, o Sindafa-MG parabeniza os médicos-veterinários, principalmente os fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por assegurar saúde de qualidade, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico das agroindústrias de Minas Gerais.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!