3. Fiscais Agropecuários do IMA
  5. IMA promove coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Poço Fundo
segunda-feira, 25/04/22

IMA promove coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Poço Fundo

A correta destinação do material diminui os riscos que podem afetar a saúde humana e ambiental

Produtores rurais de Poço Fundo, município do Sul de Minas Gerais, participaram da ação de recolhimento itinerante, promovida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no último dia 29 de março, e entregaram embalagens vazias de agrotóxicos utilizadas na cultura agrícola.

Na ocasião, a operação fiscal atendeu 242 produtores, o que possibilitou a correta devolução de 5.093 recipientes esvaziados. Também foram recolhidos 341 kg de papelão não-lavável e 196 kg de materiais flexíveis contaminados.

Segundo a fiscal agropecuária do IMA, Marcela Lage, a iniciativa visa facilitar o apropriado descarte das embalagens, ao evitar que os agricultores percorram distâncias maiores, ao se dirigirem até as centrais de recebimento dispersadas em todo o Brasil.

A engenheira agrônoma também explica que os resíduos remanescentes nos recipientes, caso sejam descartados de forma indevida, podem atingir o solo e se dissolverem. “Com isso, há a possibilidade desses sedimentos alcançarem mananciais hídricos e contaminarem o lençol freático, o que tornaria a água imprópria para o consumo”, alerta.

Essa ação de defesa sanitária vegetal em Poço Fundo foi realizada pela equipe do Escritório Seccional de Machado, integrante da Coordenadoria Regional de Poços de Caldas, do Instituto Mineiro de Agropecuária.

A atividade fiscal contou com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–MG), Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig). prefeitura municipal, sindicato de produtores rurais e demais parceiros estratégicos.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!