SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários do IMA
  4. /
  5. Foco de Anemia Infecciosa Equina é identificado em Bonfinópolis de Minas
quarta-feira, 20/04/22

Foco de Anemia Infecciosa Equina é identificado em Bonfinópolis de Minas

Foco de Anemia Infecciosa Equina é identificado em Bonfinópolis de Minas

Doença não representa risco à saúde pública, por não ser transmitida aos seres humanos, entretanto, pode causar repercussões negativas de ordem econômica, ambiental e social

Equipe fiscal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou atendimento a foco de Anemia Infecciosa Equina (AIE), em propriedade rural de Bonfinópolis de Minas, região Noroeste do estado, no último 22 de março deste ano.

Na ocasião, de forma preventiva, a marcação do animal positivo foi efetuada, assim como a interdição da fazenda para trânsito de equídeos. Orientações técnicas sobre a doença viral também foram concedidas ao produtor.

O atendimento desta ação fiscal foi motivado por meio de notificação do laboratório de análises veterinárias, o qual informou o escritório do IMA no município, sobre o resultado do exame clínico positivo do cavalo testado.

Segundo o fiscal assistente agropecuário, Fábio Rodrigues dos Santos, como a enfermidade não tem tratamento, a indicação é pela eutanásia do animal, e realização de novas coletas de materiais dos demais equídeos, para diagnóstico, com o intuito de sanar o foco na localidade.

“O controle para redução de incidência da doença é de suma importância, pois além de eliminar o foco e possível fonte de transmissão da AIE, traz segurança higiênico-sanitária ao proprietário e demais produtores vizinhos”, explicou o técnico agropecuário.

O fiscal agropecuário e médico-veterinário, André Valadares Santana, acompanhou a execução da eutanásia, ocorrida na última semana, em 13 de abril, a qual foi realizada pela médica-veterinária contratada pelo proprietário rural.

Os fiscais Santos e Santana, que participaram desta atividade fiscal, são integrantes da Coordenadoria Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária de Unaí/MG.

Anemia Infecciosa Equina (AIE)

A Anemia Infecciosa Equina é uma enfermidade viral crônica, causada por vírus e limitada a equinos (cavalos), asininos (jumentos) e muares (burros), ou seja, não afeta os humanos.

Os sintomas mais comuns são episódios periódicos de febre, anemia, depressão, edema e perda de peso. O vírus se propaga pelo contato com o sangue contaminado.

Ressalta-se que, para trânsito interestadual de equídeos, e participação em eventos pecuários equestres, é necessária a apresentação de exame negativo do animal para AIE, nas coordenadorias, escritórios ou barreiras sanitárias do IMA em todo o estado.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH sexta-feira, 24/06/22 Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em ...
Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR quinta-feira, 23/06/22 Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e ...
Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG quarta-feira, 22/06/22 Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG
IMA celebra 30 anos de fundação terça-feira, 21/06/22 IMA celebra 30 anos de fundação IMA celebra 30 anos de fundação
Converse com o Sindafa
Skip to content