Fiscal do IMA alerta sobre cuidados para combater doença de cancro cítrico
O cancro cítrico é uma doença causada por uma bactéria, que afeta as plantas cítricas por meio de lesões nos tecidos vegetais das frutas, que possuem altas concentrações de ácido ascórbico e vitamina C, como a laranja e o limão.
Como esta praga é uma das mais graves na citricultura brasileira, diversas medidas devem ser aplicadas para controle e erradicação dessa doença. No manejo do pomar, a retirada de plantas e frutos contaminados, bem como o plantio de mudas sadias, são alguns exemplos preventivos e corretivos.
Neste sentido, também é fundamental adotar um Sistema de Mitigação de Risco (SMR), como medida fitossanitária, que consiste em ações de defesa e combate às pragas nesses vegetais. A implementação dessas práticas reduz a possibilidade de contaminação, bem como protege as áreas sem sintomas da doença, de modo a garantir o livre trânsito e exportação dos frutos.
Veja no vídeo abaixo o alerta realizado pelo fiscal agropecuário e engenheiro agrônomo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Leonardo do Carmo, aos citricultores do município de Astolfo Dutra, e das cidades pertencentes à Zona da Mata, sobre a ocorrência de um foco da praga na região.
Cabe destacar que é importante que os agricultores desta cadeia produtiva se atentem às normas sanitárias, e executem o manejo adequado, no intuito de evitar a disseminação do cancro cítrico no estado.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
Sindafa-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.