SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Notícias do setor
  4. /
  5. Sindafa-MG apoia nova classificação do concurso da Expoqueijo Brasil 2021
quinta-feira, 17/02/22 14:00

Sindafa-MG apoia nova classificação do concurso da Expoqueijo Brasil 2021

Sindafa-MG apoia nova classificação do concurso da Expoqueijo Brasil 2021
Foto: Divulgação/Expoqueijo Brasil


A decisão se deu em razão da falta de habilitação sanitária exigida pelos organizadores do evento,
que garante à população acesso a alimentos livres de contaminações de doenças.

Em recente decisão dos organizadores da Expoqueijo Brasil 2021, o resultado do concurso internacional teve novos ganhadores, devido à falta de habilitação sanitária de três queijarias, até então presentes na classificação. Essa habilitação é concedida pelos órgãos de controle e defesa agropecuária, para que o estabelecimento agroindustrial esteja autorizado a operar.

Cabe destacar que esse certificado é de extrema importância para a garantia da saúde pública e proteção do meio ambiente. Ela atesta que o estabelecimento agroindustrial segue princípios básicos de higiene, e que as condições gerais das instalações, equipamentos e práticas operacionais, bem como de inocuidade, qualidade e integridade dos queijos foram avaliados e aprovados pelos agentes fiscalizadores agropecuários.

Em Minas Gerais, compete aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a inspeção e fiscalização dos estabelecimentos que processam leite, ovos, mel, pescado, carnes e derivados. O trabalho é baseado em normas e leis específicas, além de ser realizado por servidores da carreira agropecuária, que possuem formação acadêmica no campo das ciências agrárias.

Uma vez chancelados, o selo de registro “SIE” (Serviço de Inspeção Estadual) concedido pelo IMA é estampado na embalagem dos produtos alimentícios produzidos, o que garante a procedência desse alimento e, consequentemente, a proteção da saúde do consumidor. A etiqueta também indica a liberação para comercialização e consumo pelas pessoas em território mineiro.

Portanto, o Sindafa-MG, na condição de representante sindical dos fiscais agropecuários e fiscais assistentes agropecuários de Minas Gerais, apoia a atitude da organização em reconhecer os produtores que possuem selo de inspeção sanitária, principalmente do Instituto Mineiro de Agropecuária, que é de esfera estadual.

Gostaríamos, também, de parabenizar o fiscal agropecuário sindicalizado, Deobaldino Marques de Pinho, que é proprietário da Fazenda São José Turvo Grande (Queijo Turvo Grande), pela medalha de bronze conquistada na categoria – “Queijo de vaca, leite: cru, tratamento da coalhada: cru, curado (> 60 dias), casca florida”.

O produtor recentemente recebeu do IMA o registro de Selo Arte, que certifica produtos artesanais e possibilita a comercialização ampliada da produção em todo o território nacional. Como benefício ao consumidor, ele tem a garantia de que a queijaria é de qualidade, e que foi submetida à inspeção sanitária.

O resultado final do Concurso Internacional do Queijo pode ser conferido no site expoqueijobrasil.com.br/concursopremiacao.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content