SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Operação interdita 14 estabelecimentos por irregularidades sanitárias em Nanuque
quinta-feira, 10/02/22 14:01

Operação interdita 14 estabelecimentos por irregularidades sanitárias em Nanuque

Operação interdita 13 estabelecimentos por irregularidades sanitárias em Nanuque
Divulgação/MPMG


Ação fiscal agropecuária realizada em estabelecimentos comerciais de carnes, em Nanuque, município do Vale do Mucuri, entre os dias 18 e 20 de janeiro, terminou com a autuação de 13 açougues e um restaurante, bem como apreensão de 2.838kg de carne sem inspeção das autoridades sanitárias.

Os negócios ainda foram interditados por não terem alvará sanitário de funcionamento, assim como por acondicionamento inadequado de produtos cárneos. Apenas poderão voltar a operar quando a situação for regularizada junto à vigilância sanitária municipal e desinterdição pelo Procon-MG.

Esta força-tarefa se deu após comunicado da Polícia Militar sobre o aumento do número de ocorrências envolvendo furto de gado na região, bem como de suposta destinação da mercadoria a estabelecimentos comerciais localizados no município.

Segundo a promotora de Justiça de Nanuque, Marianna Michelette da Silva, trata-se de infração grave, que expõe a perigo a saúde de número indeterminado de consumidores, que ingerem produtos cárneos, os quais não passaram pelos procedimentos sanitários obrigatórios.

“É inaceitável que o cidadão esteja exposto à compra e ao consumo de produtos sem condições higiênico-sanitárias, já que é inegável o perigo para a vida e saúde pública, que o comércio clandestino de produtos de origem animal pode causar”, afirma.

A operação contou com a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que foi representado pelo fiscal assistente agropecuário, Leandro Sousa Santos, da Vigilância Sanitária de Nanuque, da Polícia Militar (PMMG), e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça e do Procon-MG.

Fonte: MPMG

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria quarta-feira, 22/05/24 Artigo elaborado por fiscal filiada ao Sindafa-MG faz alerta sobre a contaminação de produtos de origem animal pela bactéria Listeria Com o artigo técnico intitulado “Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para ...
Artigo: Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública quarta-feira, 22/05/24 Artigo – Listeria em produtos de origem animal: uma preocupação para a saúde pública Introdução As doenças transmitidas por alimentos (DTHAs) são causadas pela ingestão de água e/ou ...
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo