Sindafa-MG comemora a proteção sanitária no Dia do Agente de Defesa Ambiental
Neste domingo, 6 de fevereiro, é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental. Esse profissional é responsável por fiscalizar as atividades de conservação e proteção do meio ambiente e da vida. Ele realiza vistorias técnicas às lavouras, pastos e agroindústrias, analisa amostras de produtos de origem vegetal e animal em laboratório, e avalia o cumprimento de normas e legislações do setor.
Em Minas Gerais, cabe aos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a coordenação do trabalho destinado a preservar a sanidade na agricultura. As atividades incluem medidas de vigilância, controle e fiscalização aplicadas no processo produtivo agrícola, tais como:
-inspeções em viveiros de mudas cítricas;
-monitoramento fitossanitário em áreas de risco;
-erradicação de pragas para controle efetivo de doenças;
-coibição do uso indiscriminado de agrotóxicos;
-vistoria de carga no transporte de produtos agrícolas;
-interdição de propriedades rurais e comércio.
Os agentes fiscais do IMA também proporcionam educação sanitária à sociedade, de modo a orientar e difundir informações sobre os cuidados necessários que o homem deve ter com a natureza. Além do mais, possuem o objetivo de promover a participação de agricultores no cumprimento do controle de qualidade vegetal, de modo a coibir possíveis infrações, para proteger a saúde pública do consumo de alimentos nocivos.
O Sindafa-MG, na qualidade de entidade sindical que representa os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários do IMA, parabeniza toda a categoria pelo Dia do Agente de Defesa Ambiental. Profissional protagonista na proteção sanitária, econômica e social, em prol do bem-estar único, ou seja, humano, animal e ambiental.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.