Luz promove primeiro recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos
O produtor rural do município de Luz e adjacências poderá entregar, nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28/01, das 8h às 16h, as embalagens de agrotóxicos utilizadas na cultura agrícola. O ponto de coleta é o Parque de Exposições José Carolina Luz, situado à avenida Laerton Paulinelli, nº 3.000, bairro Senhora Aparecida.
É a primeira grande ação de recebimento itinerante dessas embalagens vazias e tríplices lavadas no município da região Central mineira. Na oportunidade será emitido o recibo de entrega dos produtos, sem custo, para que o produtor esteja regular perante os órgãos agropecuários fiscalizadores.
Segundo o fiscal assistente agropecuário do Escritório Seccional de Luz, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Adauto Menezes, espera-se grande adesão do público, com a expectativa de retirada de cerca de quatro toneladas de embalagens de defensivos agrícolas do meio ambiente.
“Essa modalidade de recebimento itinerante funcionou muito bem em outros municípios da região, pois facilitou o descarte correto desses produtos residuais para o produtor, bem como a adequação dele às normas e legislações do setor. Por este motivo, o nosso anseio é que o evento também seja um sucesso em Luz”, explicou o técnico em agropecuária.
A ação é uma organização da Prefeitura de Luz e da Associação de Proteção Ambiental (Apraluz), com o apoio do IMA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Cooperativa de Produção Agropecuária (Copagro-Luz), Sindicato dos Produtores Rurais de Luz, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema-Luz) e do Sicoob Crediluz.
Fonte: Prefeitura de Luz
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.