SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo
quinta-feira, 20/01/22 17:45

Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo

Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo
Foto: Divulgação foodjobs


O alimento é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG).

Nesta quinta-feira, 20/01, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Essa iguaria combina com café, pão, bolos, massas, doces e está sempre presente na mesa do brasileiro, em especial do povo mineiro.

Produzido a partir do leite de diferentes animais, como da vaca e búfala, o produto alimentício possui diversos tamanhos, texturas e sabores, o que caracteriza sua versatilidade na culinária do Brasil e mundial.

Cabe destacar que o Queijo Minas é considerado patrimônio imaterial nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG), e para quem nasce e vive nessas terras de Minas, o alimento é mais que sagrado, pois acompanha reuniões familiares, visitas à casa de amigos e confraternizações no trabalho.

Com a finalidade de ampliar a competitividade e qualidade dos produtos de Minas Gerais no mercado nacional e internacional, o Sistema Estadual da Agricultura, formado pelos órgãos Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realiza estudos de caracterização e regulamentos técnicos para a regularização das produções artesanais do estado, que datam da época do Brasil Colonial, bem como da produção industrial que agrega bastante valor, e já difundida em todo o país.

Atualmente, Minas Gerais possui 72 estabelecimentos elaboradores de produto artesanal registrados no IMA com Selo Arte, e 177 produtores cadastrados em regularização. O Selo Arte atesta que o queijo possui boas práticas de fabricação e agropecuária, garantindo aos produtores a comercialização em nível nacional dos queijos artesanais de Minas.

Já o setor de agroindústrias registradas possui 101 fábricas de laticínios, 39 usinas de beneficiamento, 2 postos de refrigeração e 3 entrepostos de laticínios.

E em relação aos Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte (EAPP), que são os estabelecimentos de propriedade ou sob gestão de agricultor familiar ou produtor rural, de forma individual ou coletiva, o IMA acompanha a regularização de 96 produtores cadastrados, nos quais 29 são produtores de queijos.

Neste dia 20 de janeiro, Dia Mundial do Queijo, a Diretoria Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) homenageia e agradece às agroindústrias produtoras de queijos, e aos mestres queijeiros que produzem queijos artesanais, por manterem viva a tradição de consumo deste importante e valoroso alimento em todo o mundo.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Nota de Condolências sexta-feira, 05/04/24 Nota de Condolências É com profundo pesar que recebemos a notícia de que dois colegas fiscais faleceram ...
Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a situação dos servidores estaduais detentores de função pública quarta-feira, 03/04/24 Sindafa-MG atualiza Nota Técnica sobre a aposentadoria dos servidores estaduais detentores de função pública Documento trata da situação funcional e previdenciária dos fiscais que ingressaram no IMA sem ...
Converse com o Sindafa
Skip to content