Sindafa-MG comemora Dia Mundial do Queijo
O alimento é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG).
Nesta quinta-feira, 20/01, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Essa iguaria combina com café, pão, bolos, massas, doces e está sempre presente na mesa do brasileiro, em especial do povo mineiro.
Produzido a partir do leite de diferentes animais, como da vaca e búfala, o produto alimentício possui diversos tamanhos, texturas e sabores, o que caracteriza sua versatilidade na culinária do Brasil e mundial.
Cabe destacar que o Queijo Minas é considerado patrimônio imaterial nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG), e para quem nasce e vive nessas terras de Minas, o alimento é mais que sagrado, pois acompanha reuniões familiares, visitas à casa de amigos e confraternizações no trabalho.
Com a finalidade de ampliar a competitividade e qualidade dos produtos de Minas Gerais no mercado nacional e internacional, o Sistema Estadual da Agricultura, formado pelos órgãos Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realiza estudos de caracterização e regulamentos técnicos para a regularização das produções artesanais do estado, que datam da época do Brasil Colonial, bem como da produção industrial que agrega bastante valor, e já difundida em todo o país.
Atualmente, Minas Gerais possui 72 estabelecimentos elaboradores de produto artesanal registrados no IMA com Selo Arte, e 177 produtores cadastrados em regularização. O Selo Arte atesta que o queijo possui boas práticas de fabricação e agropecuária, garantindo aos produtores a comercialização em nível nacional dos queijos artesanais de Minas.
Já o setor de agroindústrias registradas possui 101 fábricas de laticínios, 39 usinas de beneficiamento, 2 postos de refrigeração e 3 entrepostos de laticínios.
E em relação aos Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte (EAPP), que são os estabelecimentos de propriedade ou sob gestão de agricultor familiar ou produtor rural, de forma individual ou coletiva, o IMA acompanha a regularização de 96 produtores cadastrados, nos quais 29 são produtores de queijos.
Neste dia 20 de janeiro, Dia Mundial do Queijo, a Diretoria Executiva do Sindicato dos Fiscais Agropecuários e Fiscais Assistentes Agropecuários (Sindafa-MG) homenageia e agradece às agroindústrias produtoras de queijos, e aos mestres queijeiros que produzem queijos artesanais, por manterem viva a tradição de consumo deste importante e valoroso alimento em todo o mundo.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.