Dia do Farmacêutico: profissional realiza análise laboratorial de material suspeito de doença

O Dia do Farmacêutico, celebrado nesta quinta-feira, 20 de janeiro, visa reconhecer este importante profissional, que muito contribui para a saúde pública, principalmente para a melhoria do bem estar da população.
O farmacêutico protege a sociedade de doenças, ao resguardá-la via tratamento farmacológico. Este profissional também preza pela qualidade de alimentos e vacinas que possam afetar a saúde da população. “Servir a humanidade” é o lema deste importante ofício.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público responsável pela defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais, conta com profissionais de farmácia no quadro de servidores.
Eles têm a missão de apoiar as ações fiscais sanitárias, de modo a realizar análises laboratoriais dos materiais suspeitos de doenças, coletados durante a inspeção de produtos alimentícios nas agroindústrias.
Esse profissional também gerencia o sistema de gestão da qualidade dos laboratórios da instituição, em consonância à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.
Parabéns a todos os farmacêuticos, em especial os do Instituto Mineiro de Agropecuária, que com ampla experiência, empenham-se em garantir um trabalho de excelência para os mineiros!
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.