Poluição por agrotóxico: uso inadequado impacta negativamente a saúde pública
Conscientizar a população sobre os possíveis riscos ao meio ambiente e à saúde humana, causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no meio rural. Este é o objetivo do “Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos”, celebrado nesta terça-feira, 11 de janeiro.
A data também tem a finalidade de gerar uma reflexão dos agricultores, sobre a real necessidade de se utilizar a substância nas lavouras, áreas de pastagens e ambientes hídricos, para extermínio de pragas, plantas daninhas e insetos, em nome da produtividade no campo.
Neste sentido, a adoção de boas práticas de produção agrícola possibilita a oferta de alimentos de boa qualidade à sociedade. Em Minas Gerais, compete ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar a comercialização, as condições de armazenamento, e se a venda foi feita mediante apresentação de receita agronômica.
A inspeção prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução dos recipientes esvaziados desses venenos.
Tríplice lavagem
Somente com o compromisso de agricultores, comércio, indústria, instituições públicas e privadas é possível dar o destino final às embalagens vazias de agrotóxicos de forma correta.
O agricultor tem a tarefa de devolver a embalagem, tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra do agroquímico no local indicado na nota fiscal. Em contrapartida, o comerciante deve oferecer um local para a devolução e indicá-la na nota fiscal.
Descarte de embalagens
Já os postos/centrais são responsáveis por receberem as embalagens vazias. Para o fabricante do produto, cabe encaminhar os recipientes lavados para a reciclagem, além de incinerar os contaminados.
Em Minas Gerais são mais de 50 postos e 11 centrais de recebimentos. Os postos são os locais onde a embalagem vazia de agrotóxico é devolvida. Entretanto, na central, é onde acontece o beneficiamento destas embalagens.
Saiba mais informações em ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/agrotoxicos.
Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.