SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Sindafa-MG
  4. /
  5. Poluição por agrotóxico: uso inadequado impacta negativamente a saúde pública
terça-feira, 11/01/22 14:29

Poluição por agrotóxico: uso inadequado impacta negativamente a saúde pública

Poluição por agrotóxico: uso inadequado impacta negativamente a saúde pública
Foto: Divulgação


Conscientizar a população sobre os possíveis riscos ao meio ambiente e à saúde humana, causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no meio rural. Este é o objetivo do “Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos”, celebrado nesta terça-feira, 11 de janeiro.

A data também tem a finalidade de gerar uma reflexão dos agricultores, sobre a real necessidade de se utilizar a substância nas lavouras, áreas de pastagens e ambientes hídricos, para extermínio de pragas, plantas daninhas e insetos, em nome da produtividade no campo.

Neste sentido, a adoção de boas práticas de produção agrícola possibilita a oferta de alimentos de boa qualidade à sociedade. Em Minas Gerais, compete ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscalizar a comercialização, as condições de armazenamento, e se a venda foi feita mediante apresentação de receita agronômica.

A inspeção prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução dos recipientes esvaziados desses venenos.

Tríplice lavagem

Somente com o compromisso de agricultores, comércio, indústria, instituições públicas e privadas é possível dar o destino final às embalagens vazias de agrotóxicos de forma correta.

O agricultor tem a tarefa de devolver a embalagem, tríplice lavada e perfurada, no prazo de um ano a contar da data da compra do agroquímico no local indicado na nota fiscal. Em contrapartida, o comerciante deve oferecer um local para a devolução e indicá-la na nota fiscal.

Descarte de embalagens

Já os postos/centrais são responsáveis por receberem as embalagens vazias. Para o fabricante do produto, cabe encaminhar os recipientes lavados para a reciclagem, além de incinerar os contaminados.

Em Minas Gerais são mais de 50 postos e 11 centrais de recebimentos. Os postos são os locais onde a embalagem vazia de agrotóxico é devolvida. Entretanto, na central, é onde acontece o beneficiamento destas embalagens.

Saiba mais informações em ima.mg.gov.br/sanidade-vegetal/agrotoxicos.

Leia mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content