SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. Fiscais Agropecuários Estaduais
  4. /
  5. Operação fiscal do IMA retira mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente
terça-feira, 04/01/22 10:51

Operação fiscal do IMA retira mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente

Operação fiscal do IMA retira mais de 10 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente
Foto: Divulgação


Ação de defesa sanitária vegetal é um marco na história de municípios da região Sul de Minas Gerais.

No primeiro recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, nos municípios de Alterosa, Carmo do Rio Claro e Conceição da Aparecida, na última semana de novembro/21, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) retirou mais de 10 toneladas de pesticidas do meio ambiente. Além disso, evitou-se um problema de saúde pública com forte impacto no bem-estar da população.

Na ocasião, o IMA também realizou, por meio do Escritório Seccional de Alterosa, um trabalho educativo com cerca de 150 agroindustriais sobre o uso, armazenamento e descarte correto dos defensivos agrícolas. Informativos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ainda foram distribuídos gratuitamente, em parceria com o projeto Cultivida, em busca de maior segurança na atividade rural.

“Esta ação de defesa sanitária vegetal foi um marco na história desses municípios do Sul de Minas, pois atingiu pequenos, médios e grandes produtores rurais”, destacou o Chefe do Escritório de Alterosa, Lucas Barsanulpho de Faria, ao representar o Instituto Mineiro de Agropecuária na fiscalização.

O fiscal também ressaltou a relevância do trabalho preventivo executado, no que diz respeito à conscientização dos produtores rurais quanto à adoção de boas práticas agrícolas. “A redução do impacto ambiental é muito importante para preservar a nossa geração, assim como as futuras”, alertou o técnico em agropecuária.

A atividade fiscal contou com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater–MG), prefeituras municipais, sindicatos de produtores rurais, revendedores comerciais e da Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais (Apamig).

Agrotóxicos

No intuito de coibir o uso indiscriminado de produtos químicos utilizados no extermínio de pragas na agricultura, para proteger à sociedade com a oferta de alimentos de boa qualidade, a legislação do setor regula os segmentos que vão do comércio até o destino final das embalagens vazias.

Em Minas Gerais, compete ao IMA fiscalizar a comercialização, ao verificar o cadastro dos produtos à venda, as condições de armazenamento, e se a venda foi feita mediante apresentação de receita agronômica. A inspeção prossegue nas etapas de transporte, uso e devolução dos recipientes esvaziados desses venenos.

Sendo assim, todo agrotóxico ou afim deve ser cadastrado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo