SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada para até 20 de dezembro em Minas Gerais
sexta-feira, 10/12/21

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada para até 20 de dezembro em Minas Gerais

Vacinação contra a febre aftosa é prorrogada para até 20 de dezembro em Minas Gerais

A nova data é em razão de problemas enfrentados na distribuição logística da vacina em algumas regiões mineiras

A vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais foi prorrogada para até 20 de dezembro (segunda-feira). Nesta segunda etapa de 2021 devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses.

Já o prazo para o pecuarista declarar o rebanho vacinado foi adiado para até 30 de dezembro (quinta-feira). De acordo com a legislação vigente, este prazo de comprovação é de no máximo dez dias após o término oficial da campanha.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), gerencia e fiscaliza a campanha junto aos pecuaristas do estado. O objetivo deste monitoramento é preservar a sanidade dos animais e manter o compromisso com o agronegócio mineiro.

Por este motivo, orienta os produtores a tão logo for possível adquirir a vacina nos diversos estabelecimentos comerciais da iniciativa privada, que estão disponíveis no território mineiro, para não deixar de imunizar os rebanhos.

Após a vacinação, a declaração dos animais pode ser realizada via Portal do Produtor (sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor), Portal da Declaração Eletrônica (sidagro.ima.mg.gov.br/sidagroext) ou enviada por e-mail para o escritório do IMA onde a propriedade rural é cadastrada (ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades). As orientações de inscrição constam nas respectivas páginas on-line.

A estimativa é que mais de 10 milhões de bovinos e bubalinos sejam vacinados em todo o estado durante a segunda etapa da vacinação. Para esclarecer quaisquer dúvidas, os escritórios regionais do IMA já estão à disposição.

Febre Aftosa

Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

A doença é causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH sexta-feira, 24/06/22 Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em BH Sindafa-MG participa de audiência pública sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal em ...
Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR quinta-feira, 23/06/22 Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e PR Fiscais do IMA participam de operação integrada com estados de SP, RJ, MS e ...
Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG quarta-feira, 22/06/22 Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG Período eleitoral: acompanhe as notícias de defesa agropecuária nos canais digitais do Sindafa-MG
IMA celebra 30 anos de fundação terça-feira, 21/06/22 IMA celebra 30 anos de fundação IMA celebra 30 anos de fundação
Converse com o Sindafa
Skip to content