Minas Gerais comemora 301 anos de mineiridade
Café de Minas, queijo de Minas, cachaça de Minas e tantos outros produtos mineiros que são referência para o seu povo e diversas regiões. São farturas agropecuárias de um estado, de onde há 301 anos são plantados e colhidos diferentes valores gastronômicos, culturais e históricos. Nesta quinta-feira, 02/12, celebra-se mais um aniversário. 🔺
Terra natal de Tiradentes e da Inconfidência Mineira; de Guimarães Rosa e de seus belos romances; de Juscelino Kubitschek e de seu audacioso plano de metas, ao avançar 50 anos em cinco, e de tantas outras personalidades que fizeram história nesse grandioso território de campo, serra e montanhas.
Minas não é somente um estado federativo brasileiro. É uma terra única, um estado de espírito, um lugar de boa acolhida. Dos seus campos verdes brotam os produtores rurais, agroindustriais e comerciantes. Trabalhadores braçais e intelectuais, de fala e jeito simples, onde a receptividade é uma marca registrada.
Da exploração do ouro e da luta pela liberdade construiu-se a história do Estado de Minas Gerais, antigamente denominado de Capitania de Minas de Ouro. Do nome se fez representada, ao prover grande quantidade e variedade de minas subterrâneas, presentes em seu território de topografia acidentada.
Comemorar os 301 anos de Minas Gerais é uma volta ao passado, que se mistura ao presente. Minas é muitas. Minas é Gerais. Minas é Brasil. Daqui se fez e faz boa gente. Seja na lavoura ou no pasto, na economia ou na política, a mineiridade de ser do seu povo sempre será modestamente apreciada e exaltada.
Parabéns, Minas Gerais, pelas suas 301 maneiras peculiares de ser! 👏
📸: Divulgação/Portal MG.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.