SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Coordenadoria de Oliveira do IMA entrega certificados a produtores de queijo minas artesanal
segunda-feira, 29/11/21 17:14

Coordenadoria de Oliveira do IMA entrega certificados a produtores de queijo minas artesanal

Coordenadoria de Oliveira do IMA entrega certificados a produtores de queijo minas artesanal
Divulgação/Sindafa-MG


Para ser considerado um produto alimentício de técnicas predominantemente manuais, o queijo deve atender normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal.

Seis certificados de registro de estabelecimento produtor de Queijo Minas Artesanal (QMA) foram entregues pela equipe da Coordenadoria Regional de Oliveira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), na tarde da última quinta-feira, 25/11, em Coronel Xavier Chaves, cidade pertencente à microrregião mineira do Campo das Vertentes.

A cerimônia de entrega, que contou com a presença do diretor-geral do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, e do gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Odair José Gerônimo, foi realizada em parceria com a prefeitura do município.

Os seguintes produtores, que tiveram os registros realizados durante a pandemia de Covid-19, em 2020, foram agraciados com as certificações:

-Andrea Prado Bicalho, de Entre Rios de Minas;
-Eurico Tarôco, de São João Del-Rei;
-João Carlos Dutra de Ávila Carvalho, de Coronel Xavier Chaves;
-José Orlando Ferreira Júnior, de Carrancas;
-Lúcia Maria Resende, de Tiradentes;
-Maria Teresa Viana Boari, de Coronel Xavier Chaves.

Esses produtores de queijo também são registrados no Selo Arte, que certifica produtos artesanais e possibilita a comercialização ampliada da produção em todo o território nacional. Como benefício ao consumidor, ele tem a garantia de que a queijaria é de qualidade, e que foi submetida à inspeção sanitária do IMA.

13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

No mesmo evento também ocorreu a premiação do 13º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição tem o propósito de estimular a produção de queijos de qualidade, incentivar a legalização das queijarias, além de promover a divulgação entre os consumidores.

Neste ano, 132 queijos das oito regiões produtoras de QMA (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serras de Ibitipoca, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro) disputaram o título de melhor do estado. O grande vencedor foi o queijo Jacuba, produzido por Maria Teresa Viana Boari, de Coronel Xavier Chaves.

A comissão organizadora ainda recebeu inscrições dos municípios de São João Evangelista, Guanhães, Entre Rio de Minas e Porteirinha, os quais não são pertencentes às regiões produtoras mais tradicionais. Para conferir a lista dos campeões estaduais e regionais, basta acessar o documento em emater.mg.gov.br/download.do?id=73848.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG sábado, 18/05/24 Sindicalizados aprovam aquisição de nova sede para o Sindafa-MG Maioria decidiu mudar para imóvel mais amplo, de melhor infraestrutura, e com auditório, além ...
Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial domingo, 12/05/24 Sindafa-MG parabeniza as mães pelo dia especial Mãe é a origem da vida, é cuidado e acalanto. É apoio, orientação, um ...
Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 segunda-feira, 06/05/24 Sindafa-MG convoca filiados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 15/05 Encontro será realizado de forma on-line a partir das 17h30 O Sindicato dos Fiscais ...
Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais quarta-feira, 01/05/24 Dia do Trabalho: Sindafa-MG parabeniza fiscais filiados pelas ações de defesa sanitária agropecuária em Minas Gerais Celebrar a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida, assim ...
Converse com o Sindafa
Pular para o conteúdo