Fiscais do IMA condenam carcaça de bovino com lesões de tuberculose miliar
Durante a fiscalização de abate de bovinos, a equipe da inspeção permanente do frigorífico condenou uma carcaça de bovino macho de 328 kg, com lesões de tuberculose miliar, encontradas nos pulmões, diafragma e linfonodos regionais.
A carcaça, órgãos e vísceras foram enviados para a unidade de beneficiamento de produtos não comestíveis do município, conforme dispõe o Decreto Federal 9.013/2017. Essa determinação sanitária visa livrar a população de ingerir carnes impróprias para o consumo, explica o fiscal assistente agropecuário, Adnaldo dos Santos.
O profissional esclarece que, na ação fiscal realizada nos frigoríficos registrados no IMA, todo o processo de abate do rebanho é acompanhado, desde o curral, quando é verificado se os animais apresentam alguma doença aparente. “A validade da documentação sanitária também é averiguada, assim como a estabilidade da temperatura das câmaras frigoríficas”, menciona.
A equipe de fiscalização sanitária do IMA em Montes Claros, região norte de Minas Gerais, é composta pelo médico-veterinário Pacífico Saulo Antunes, e pelos técnicos em agropecuária e fiscais assistentes, Adnaldo Batista dos Santos e Rubem Ney Garcia Brandão.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.