Vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais vai até 30 de novembro
A estimativa é que mais de 10 milhões de animais sejam vacinados em todo o estado durante a segunda etapa da vacinação.
A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vai até 30 de novembro. Nesta segunda etapa de 2021 devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Já o prazo para o produtor declarar o rebanho vacinado é até 10 de dezembro.
Para isso, a declaração da vacinação dos animais pode ser realizada via Portal do Produtor (sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor), Portal da Declaração Eletrônica (sidagro.ima.mg.gov.br/sidagroext) ou enviada por e-mail para o escritório do IMA onde a propriedade rural é cadastrada (ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades). As orientações de inscrição constam nas respectivas páginas on-line.
Ressalta-se que, o produtor que não vacinar o rebanho, estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal. E se também não enviar a declaração da vacinação, o agropecuarista estará sujeito a multa de cinco Ufemgs por animal.
Comercialização da vacina
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informou, por meio de Nota Oficial, que a comercialização das vacinas contra a Febre Aftosa é realizada pelos estabelecimentos autorizados da iniciativa privada.
Ressaltou que Minas Gerais possui um rebanho de 10 milhões e meio de animais a serem vacinados, e que o Estado já possui a quantidade de vacina suficiente para isso. Porém, enfrenta a má distribuição do insumo em algumas regiões.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), os sindicatos rurais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), em parceria com o IMA, orientam os produtores a adquirir a vacina nos diversos pontos de venda, que estão disponíveis no território mineiro, para não deixar de imunizar os animais.
O criador que tiver dificuldades em adquirir a vacina, na localidade da propriedade, deve recorrer aos municípios próximos. Para esclarecer quaisquer dúvidas, os escritórios do IMA já estão à disposição.
Febre Aftosa
Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.
A doença é causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.
Confira no vídeo a entrevista concedida pelo fiscal agropecuário do Escritório do IMA em Divinópolis, André Rodrigues, à TV Alterosa Centro-Oeste, sobre a fiscalização de propriedades rurais de maior risco à Febre Aftosa.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.