SINDAFA-MG


  1. Início
  2. /
  3. IMA
  4. /
  5. Vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais vai até 30 de novembro
quinta-feira, 18/11/21 17:34

Vacinação contra a Febre Aftosa em Minas Gerais vai até 30 de novembro

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM MINAS GERAIS VAI ATÉ 30 DE NOVEMBRO
Divulgação/IMA


A estimativa é que mais de 10 milhões de animais sejam vacinados em todo o estado durante a segunda etapa da vacinação.

A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vai até 30 de novembro. Nesta segunda etapa de 2021 devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. Já o prazo para o produtor declarar o rebanho vacinado é até 10 de dezembro.

Para isso, a declaração da vacinação dos animais pode ser realizada via Portal do Produtor (sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor), Portal da Declaração Eletrônica (sidagro.ima.mg.gov.br/sidagroext) ou enviada por e-mail para o escritório do IMA onde a propriedade rural é cadastrada (ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades). As orientações de inscrição constam nas respectivas páginas on-line.

Ressalta-se que, o produtor que não vacinar o rebanho, estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal. E se também não enviar a declaração da vacinação, o agropecuarista estará sujeito a multa de cinco Ufemgs por animal.

Comercialização da vacina

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) informou, por meio de Nota Oficial, que a comercialização das vacinas contra a Febre Aftosa é realizada pelos estabelecimentos autorizados da iniciativa privada.

Ressaltou que Minas Gerais possui um rebanho de 10 milhões e meio de animais a serem vacinados, e que o Estado já possui a quantidade de vacina suficiente para isso. Porém, enfrenta a má distribuição do insumo em algumas regiões.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), os sindicatos rurais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), em parceria com o IMA, orientam os produtores a adquirir a vacina nos diversos pontos de venda, que estão disponíveis no território mineiro, para não deixar de imunizar os animais. 

O criador que tiver dificuldades em adquirir a vacina, na localidade da propriedade, deve recorrer aos municípios próximos. Para esclarecer quaisquer dúvidas, os escritórios do IMA já estão à disposição. 

Febre Aftosa

Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

A doença é causada por um vírus do qual existem sete tipos, que produzem sinais clínicos similares. Os diferentes tipos só podem ser identificados em laboratório.

Confira no vídeo a entrevista concedida pelo fiscal agropecuário do Escritório do IMA em Divinópolis, André Rodrigues, à TV Alterosa Centro-Oeste, sobre a fiscalização de propriedades rurais de maior risco à Febre Aftosa.

Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!

SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.

Voltar

Últimas notícias

ver mais
Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar quarta-feira, 24/04/24 Fiscais do escritório do IMA de Bambuí recebem visita do deputado Lucas Lasmar No encontro, parlamentar reforçou o compromisso em valorizar os servidores públicos do Estado de ...
Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo domingo, 21/04/24 Dia de Tiradentes relembra luta histórica pela liberdade de um povo Hoje, 21 de abril, é dia de honrar a memória do herói da Inconfidência ...
Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar quarta-feira, 17/04/24 Trabalho realizado por fiscais do IMA é fundamental para a segurança alimentar Sindafa-MG destaca importância da defesa sanitária animal e vegetal para a saúde pública O ...
Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA segunda-feira, 08/04/24 Presidente do Sindafa-MG ministra palestra para novos servidores do IMA Objetivo do bate-papo foi apresentar institucionalmente o sindicato aos recentes fiscais nomeados Durante evento ...
Converse com o Sindafa
Skip to content