15 de novembro: Dia da Proclamação da República do Brasil
“Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós. Das lutas na tempestade, dá que ouçamos tua voz”, descreveu o jornalista Medeiros e Albuquerque sobre o momento histórico, ao criar a letra do Hino à Proclamação da República Brasileira, celebrada neste 15 de novembro.
A Proclamação da República foi declarada por marechal Manuel Deodoro da Fonseca, em 1889, na atual Praça da República, no Rio de Janeiro/RJ, a então capital do país. O oficial militar era o principal chefe do Exército Brasileiro, e pôs fim ao regime monárquico.
Na ocasião, o imperador D. Pedro II foi destituído do poder e um governo provisório presidencialista instaurado. Esse período é tratado na história como a Primeira República (1889-1930), que esteve sob o comando de Marechal Deodoro, o primeiro presidente do Brasil.
A era republicana teve ideais progressistas, de apoio às iniciativas públicas nacionais em prol do desenvolvimento econômico, político e de ordem social. A critério de curiosidade, nos anos 80, em comemoração à data cívica, as eleições eram realizadas no dia 15/11, com o propósito de coincidir com o feriado, quando realizavam grandes desfiles militares.
Já na década de 90, um plebiscito foi realizado em 21 de abril de 1993, circunstância em que questionou se o Brasil continuava a ser uma república federativa, ou se retornava à monarquia. A escolha de 66% da população foi pela permanência do republicanismo, confirmando o sistema de governo, até então assegurado transitoriamente pela Constituição de 1988.
Saiba mais em sindafamg.com.br e nas mídias sociais @sindafamg!
SINDAFA-MG: Valorizando e defendendo os Fiscais Agropecuários e os Fiscais Assistentes Agropecuários de Minas Gerais.